lunes, 17 de enero de 2011

Zona de guerra

É as coisas aqui em casa estão parecendo um filme do Vietnam. Samuca decidiu que obedecer é coisa para bebês e afinal ele já é um toddler. Em tudo oq tenho lido a respeito da idade dele sempre se destacam duas coisas nessa fase: exploração e testar limites. E o Sammy mergulhou de cabeça com tudo nas duas coisas.

Tudo, eu disse T-U-D-O oq é parte da rotina diária dele está sendo uma guerra. Ele sempre foi birrento esquentadinho desde que nasceu mas agora ele conseguiu terminar o mestrado na arte de como se jogar no chão e espernear. 

Hora de comer: 15 minutos de briga pra colocar ele na cadeira enquanto ele se debate mas que mocinha sendo raptada em filme de terror. 10 minutos pra colocar o babador, que ele arranca 5 segundos depois. Colher em posição, ele vira a cara, tampa a boca, empurra a colher, comida voa. Mamãe dá um sorriso e explica pacientemente que ele precisa comer  solta um berro daqueles e diz que se ele não comer não vai comer mais nada. Ele, prefere não comer nada. Eu, tiro ele da cadeira e ignoro os seus pedidos pra mamar oq gera outro ataque, saio andando.

Troca de fraldas: Essa tarefa é praticamente um rodeio. Algo tão normal que a gente faz 5 vezes ao dia desde que ele nasceu e agora é "ninguém segura esse bebe". Estratégia: dar vários brinquedos, procurar algo muito interessante na tv pra ver se ele se distrai. A estratégia dura o suficiente pra eu tirar a fralda e ele sai correndo pela cama com a bunda toda suja. Agora é que começa o rodeio. Tente capturar o bebe semi-nu correndo pela cama antes que ele carimbe todo o seu edredom. Geralmente dura uns 10 minutos e  termina com as minhas costas doendo horrores.

Banho: Ficar na banheira não dá né mãe??? Ele sempre curtiu muito tomar banho, agora chora  pra tirar a roupa, chora pra entrar na banheira, chora pq quer sair da banheira e ficar em pé passando frio no box pendurado na banheira tirando a água pra fora e brincando com os brinquedinhos, chora pq o banho termina e chora pq tiro ele do box. ( OI??)

Exploração: seu novo sonho à ser atingido é subir na mesa da sala e ficar mexendo nas teclas do computador bem delicadamente que chega a doer na gente os tabefes que ele dá no coitado. Mando ele descer, ele me ignora, chego perto ele senta na cadeira com cara de que não estava fazendo nada. Tiro ele de perto e tento distrair ele com outra coisa ( técnica recomendada pra evitar ficar falando não toda hora) ele finge que se interessa e pensa: " bom, agora que ela já tá bem entretida com a bola deixa eu voltar para oq eu estava fazendo." e volta a subir na cadeira. 

Ele também varia com a técnica de deitar na mesa e fazer "Rrrronc" (barulho de ronco tá gente) pra fingir que está dormindo. Eu falo: "Desce da mesa que aí não é lugar de dormir!" (discurso de mãe total né?) Aí ele coloca os pés na cadeira e a barriga na mesa como quem diz pronto desci. Vou tiro ele, dou bronca, ele se joga no chão faz a sua cena, e ainda chorando ele volta a fazer oq eu mandei ele não fazer. Isso acontece quando mando ele não mexer ou fechar as gavetas, armários , assim como descer da cama, dos brinquedos que não são de subir e etc, etc.

Dormir: ah pra que cansá-los com isso de novo?? Vamos só dizer que continuamos na luta. Outra luta.

E assim eu passo todo o meu dia atrás dele gritando " Samuel não." "Não mexe aí, já falei." " Desce daí que vc vai cair." E tantos outros nãos e ele volta 598 vezes a fazer tudo o que falei pra ele não fazer.  Quando o papai chegam em casa as únicas palavras que sei dizer são: "Não mexe aí, já falei." "Não"!  Coitado!

E pior de tudo. Quando já to fervendo de raiva o mulequinho nada bobo vem e logo faz uma gracinha como fingir que tá espirrando ( sua nova palavra) ou pega o meu rosto com as duas mãozinhas e chega bem pertinho e faz "Mmmuaaaaaaaa". E aí quem consegue resistir!? Pq era mesmo que eu tava brava com ele?

2 comentarios:

  1. hahahahaha! se vc acha que ele está muito independente, para nós ele esta a mesma coisa de qdo veio aqui, claro que com mais experiência, pq conseguimos imaginar direitinho tudo isso que ele continua fazendo...danadinho este menino, rsrsrsrs

    ResponderEliminar
  2. É paula não sei porke eu já vi esse filme da comida... com uma menininha muito linda k um conquistou nossos corações p sempre ....BJS COM MUITA SAUDADES NEIA

    ResponderEliminar