lunes, 24 de enero de 2011

Chuvas

Ai gente mesmo morando fora, não dava mais pra eu não comentar nada sobre isso. Todo ano no Brasil é a mesma coisa né? Começa janeiro e com ele começam as tragédias e o inferno na vida de tantas pessoas afetadas diretamente e indiretamente.

Vivi a minha vida quasei inteira em Sampa. Adoro. Amo. E sinto muuuita falta, Graças a Deus tive a sorte de morar num lugar onde não enche e realmente nunca fomos afetados pelas tais chuvas, a não ser uma longa espera no transito ou não ter transporte pra voltar pra casa.Tenho acompanhado pela Globo Internacional as imagens do Rio e as chuvas diárias que alagam São Paulo e fico pensando, com certeza a mesma coisa que todo mundo, será que não se pode fazer nada? Todo mundo sabe que vai chover e vai alagar, não da pra fazer algo pra mudar esse cenário? Tudo bem que algumas coisas mudam, ano passado foi Angra, esse ano tá sendo a Região Serrana, mas a gente sabe que vai acontecer em algum lugar. Aliás parece que eles sabiam que ia chover muito forte.

Aqui na Costa Rica chove muito 7 a 8 meses por ano. Começa lá pra Abril ou Maio e vai direto até Dezembro. E quando eu  digo que chove muito, é muito mesmo. Todos os dias depois do meio dia é sagrado, começa e vai até de noite. Quando começa a temporada de tornados no Caribe e EUA a coisa piora pq somos afetados pelas tempestades tropicais e aí pode ficar chovendo direto e muito forte por uns 3 dias.

As chuvas daqui não são garoas, é chuva mesmo, que o guarda-chuva te ajuda a só não molhar a cabeça porque o resto com certeza já ta empapado. Agora imagina essa quantidade de água em São Paulo, vira mar! Não siginifica que aqui as chuvas não causam estragos. Sim, as vezes alaga algumas comunidades, outras vezes há deslizamentos de encostas e levam casas e direto as estradas estão fechadas por que não dá pra passar devido aos deslizamentos. No entanto, eu sinto que proporcionalmente são poucas as consequencias. O volume de água é incrível e a frequencia de chuvas é muito alta e as tragédias são razoavelmente baixas se a gente comparar a outros lugares.

Qual é a diferença? Eu aqui, na minha posição totalmente leiga e apenas expectadora acredito que seja a grande quantidade de vegetação que a gente ve por aqui. Pra mim que venho de Sampa chegava a ser estranho ver como são as cidades aqui. Tudo parece interior, tudo parece estradinha do interior. Então existe muito mato e muitos lotes ainda preservados, muito solo que ainda consegue absorver essa água. 

Nem de longe estou dizendo que essa seria a solução pro Brasil, estou apenas comparando o que observo. Do Brasil a gente sabe que tem que existir maior iniciativa das autoridades e pq não da população e da iniciativa privada pra  que isso não aconteça todos os anos, mas logo vem o Carnaval e as chuvas melhoram e já não se fala mais disso até o outro ano quando tudo volta.

Fico muito triste por tudo o que tenho visto. Meu coração e minhas preces estão com essas pessoas. Aqui houve um deslizamento de um morro em novembro e morreram 17 e  foi uma tragédia. Como chamar então quando morrem mais de 700? Catástrofe?  Só posso esperar que as chuvas que ainda restam sejam mais maneiras com as pessoas, e que de alguma forma se possa prevenir ou amenizar o impacto das mesmas para os próximos anos. Porque uma coisa é certa: Ano que vem vai acontecer de novo.

No hay comentarios:

Publicar un comentario