miércoles, 26 de enero de 2011

Samuel o Travesso

Quando eu era pequena eu tinha uma certeza: Quando eu fosse mãe eu queria ter uma menina. O meu irmão foi um menino daqueles terríveis. Aprontava muito, sempre tava machucado, ralado, estourado. Mexia em tudo e quando tava tudo muito quieto era melhor sair correndo porque alguma coisa ele tava aprontando. Traumatizada eu concluí que seria muito melhor ter uma menina quietinha como eu a correr o risco de ter um "pestinha" como o meu irmão. Quando eu fiquei grávida eu tinha uma certeza: Vai ser menino. E foi mesmo. 

Agora imaginem se não foi a minha sorte que o pai do Samuel foi também uma criança quietinhas daquelas de deixar qualquer mãe de cabelo em pé. Ele escapava de casa pra brincar na rua com 5 anos. A mãe era chamada na escola frequentemente não pq ele não estudava ( Ufa! pelo menos) mas pq ele sempre tava aprontando alguma coisa, aprontava e deixava as vizinhas loucas.

Oque podia sair da combinação  dessas duas heranças genéticas??? Tcham -tcham -tcham: Samuel o Travesso. O Sammy sempre foi muito esperto e muito mais inquieto que todos os bebezinhos próximos que vieram antes dele. Ele nunca foi de dormir muito pq ele tem energia de sobra. Ele engatinhou muito antes que os demais, começou a andar antes também e não não é pq ele seja um gênio ou seja mais inteligente que os outros, mas sim porque ele tem pressa. Pressa de explorar, de mexer, de aprender, de saber.

Chega a ser engraçado, mas quando vamos à alguma casa diferente ele não consegue ficar com as mãos quietas. Ele tem que mexer em tudo oq ele acha de interessante, vc tira uma coisa ele pega outra, vc dá outra coisa ele  se interessa por outra e assim vai até que mamãe decide ir embora por pura exaustão.  A vovó diz que ele não pode ficar sem tocar alguma coisa. Aqui em casa já tirei as coisas do alcance faz tempo. Sei que está errado, mas eu realmente prefiro escolher as minhas batalhas e ficar o dia inteiro atrás dele correndo gritando falando: Não mexe! tava estressante demais.

Ele com pouco mais de 1 ano já subia em todas as cadeiras, sofás, bancos, mesas e o que mais que ele conseguisse. Agora aprendeu a sair do berço. Faz duas noites caiu feio. Achei que ele fosse aprender. Que nada! Gente, olha só! A prima dele tem o mesmo bercinho que se converte em cama, desde que ela tem 1 ano ela acorda e espera a mãe, a parte da grande que abre fica aberta e a menina fica lá tranquila. O Samuel aprendeu a abrir aquilo com 7 meses. Tivemos que colocar a parte que abre contra a parede pra ele não se jogar de cabeça. Tudo bem , ela é menina, meninas tendem a ser mais tranquilas mas ela é 9 meses mais velha que ele. Isso é uma gestação completa. Ele é um bebe inteiro mais velha que o Samuel e nunca tentou sair do berço. O Samuel acha que ele é o Homem- Aranha ( ou será o Buzz Lightyear?) Isso sem contar o episódio do móvel que ele se pendurou e caiu com TV e tudo né?

Tivemos que tirar a comoda do berço pra que ele não pudesse sair por lá. Oque aconteceu? ELe fica subindo na comoda. Eu passo o dia inteiro tirando ele de lá. Quando ele não tá em cima, ele tá abrindo as gavetas tirando tudo oq tem dentro.  Já pedi, já expliquei, já implorei, já dei bronca, já dei um tapa na mão. Nada deu resultado. Ele chora e chorando volta a fazer oque  estou dizendo que não faça. A coisa tá tão séria que já estou como minha mãe. Quando não escuto barulho da parte dele corro pra ver oq ele tá fazendo. E  nove entre dez vezes  ele está nada mais nada menos que fuçando na gaveta. 

Chegamos num ponto que já não sabemos oq fazer no quarto. Tiramos a grade e deixamos só cama? Mas aí ele  vai cair. Coloco a comoda em outro lugar? Assim ele não vai poder ter móveis no quarto dele. Enfim tô com medo. Se é assim com 1 ano e 4 meses. Imagina como será com 3, 4, 7?? Vou ter que esconder os isqueiros e fósoforos, facas e ferramentas, etc, etc. Dá pra fazer seguro contra crianças arteiras? No entanto, tento me convencer de que isso é so uma fase, é so uma fase, só uma fase. Com sorte depois dos 20 anos melhora. Help!!



2 comentarios:

  1. Esse é meu sobrinho....

    A cada dia que passa, mais com a cara do tio :)

    Samuca continue assim que vc serra um ótimo filho.

    Pulinha se quiser manda ele pra ca que eu do um intensivão pra ele. rsrsrsrs

    Bjos Pulinha Te Amo

    ResponderEliminar
  2. Nossa! parece outro alguem que conheço no quisito apressado....Vovô João! olha ai as heranças nunca são dimdim, hahahahahaha....

    ResponderEliminar