jueves, 11 de noviembre de 2010

O Samuca e o Sono

ás vezes ele dorme
Ahhhh o sono...sem dúvida o top da lista de itens de maior dificuldade nos meus dias de Samuca. No comecinho eram as cólicas (igual q a mamae) e dale encontrar uma forma de acalmar. Depois a desinformada aqui descobriu q bebe agora dorme de barriga pra cima, tudo bem se o bichinho nao dormisse otimamente bem de barriga pra baixo. E cada vez q a gente deitava ele de barriga pra cima ele acordava aos 5 minutos com aquele pulo ( reflexo  normal mas q no Samuel era praticamente uma convulsao). Vovó sugeriu enrolar ele no cueiro como se fazia antigamente, e deu resultado, mas a cada lugar q a gente ia tinha q enrolar o bichinho pra dormir e os comentarios eram sempre os mesmos " Pobre, parece um burrito ( ou um wrap para os mais modernos)". E ele dormiu assim ate os 5 meses, mas nao pensem q dormiu, qndo eu digo q ele dormiu era daquele jeito ...hora em hora e tals.


Pra ajudar, descobri a razao das colicas interminaveis do bebe qndo ele tinha la pra 1 mes de vida: Intolerancia a lactose. 
- "É isso mae....para de comer tudo q tenha lactose ( eu quase morro pq sou quase uma cria de bezerro desmamado com rato....adoooooro leite e queijo)."
Enfim, exclui os tais alimentos da dieta BUAAAAA e melhorou um pouco, mas ele ainda nao dormia muito e o leite voltava, e voltava e voltava, conclusao: Refluxooooo.  Toca levantar um lado do bercinho e oq aconteceu? O Samuca acordava sempre caido pro lado mais baixo e nao resolvia nadica. Detalhe esse pais esquecido e atrasildo nao tem almofada anti refluxo.

O máximo q o Samuel dormia eram 2 ou 3 hrs seguidas e nunca, NUNQUINHA mesmo dormia antes das 10 por mais q eu tentasse. ( Imaginava a Supernanny me repreendendo) Quando ele tinha uns 5 meses ele deixou de dormir como um charutinho e passou a dormir como um bebe normal,  quer dizer livre, no entanto como ele dormia???? DE BARRIGA PRA BAIXO!! Pensando bem...acho q eu teria sido poupada de tantas noites em claro se eu nao tivesse lido a reportagem da folha e se a angélica nao aparecesse a cada 2 hrs aqui na globo dizendo q bebe tem q dormir de barriga pra cima....

Lá pelos 7 meses a coisa melhorou, ele ja dormia umas 4 a 5 hrs e comecou a dormir algumas noites completas. Claro que sempre depois das 10 ou 11 pq ele é boemio mesmo. E foi quando resolvi ir ao Brasil pra q o Samuquitcho conhecesse o vovo! OH mY God! Aí encrencou de vez! Nunca mais ele dormiu mais de 3 hrs,  e enquanto estavamos la ele dormia 2 hrs seguida no maximo. E qndo voltou nao tinha jeito dele dormir e ainda acordava no meio da noite e nao queria dormir mais. Foi entao que comecei a tentar as tais técnicas  militares, além de banho, massagem com oleo pra dormir, etc, etc, nao resolveu NADA Eu deixei ele chorar varias noites durante 2 hrs seguidas com o meu coracao na mao outras com vontade de bater a minha cabeca na parede até nao escutar mais e sabe oq resolveu nada!! O  Samuel nunca deu o braco a torcer, ele até pegava no sono de cansaco, de exaustao e dali a 10 minutos se acordava pra continuar chorando....uma tortura pra mim e pra ele. 

E assim foi até depois de 1 ano, fomos pro Brasil de novo. Marido falou: " Se vc reclamar q ele nao ta dormindo e ta indo pra la de novo eu nao vou nem te dar atencao." Mas eu pensei.....o negocio fedeu de vez la, nao é?, quem sabe lá melhora!! hahaha Da 2a vez a coisa foi muito mais light, ele dormia mais e até sem música ( ah detalhe ele escutava música classica pra dormir pq ele acordava até com um alfinete caindo) Ele voltou melhor, mas a minha atitude em relacao a ele foi oq realmente mudou, cansei de brigar e to aceitando q ele é assim.

Desde q ele comecou a ir pra escolinha á 3 semanas, ele tem dormido muuuuuito melhor. Ele dorme mais horas seguidas, dorme sem peito, deita na cama com a gente pra ver tv e vira a sua bundinha pra cima e dorme ( demooora pq ele ainda é ele) e eu estou mais descansada, mais gente, menos estressada e to podendo curtir muito mais a vida com ele.
Qndo eu tava grávida o marido vivia dizendo, q gostoso o Samuel deitado aqui no meio da gente dormindo os 3. Isso nunca aconteceu ( o dó), mas acho q já estamos mais perto disso.

E eu nao vou dizer q de vez em quando ainda  nao bate aquela vontade de sair correndo, mas a minha forma de encarar a coisa mudou. Parei de questionar e de esperar ansiosamente, eu aceitei q ele é assim q um dia ele dorme bem e isso nao significa de forma alguma q ele dormirá na noite seguinte, q as vezes ele acorda de madrugada, as vezes nao, q ele dorme tarde mesmo e q as noites dele sao no máximo de 7 horas. Algum dia, no tempo dele, ele aprenderá a dormir como a gente gostaria, ou nao.....

PS: Mesmo com tudo isso, essa semana pela primeira vez ele me chamou, nao com os gemidos e grunhidos de sempre mas ele falou: 
-Mamá,  Mamáaaaa. 
E eu mesmo sem quase conseguir abrir os olhos de tanto sono, nao pude deixar de ir lá, e ja eram 7am  mesmo!!( só q ele acordou as 5 e voltou a  dormir meia hora depois) Como diria a tal propaganda: NAO TEM PRECO!!

No hay comentarios:

Publicar un comentario