jueves, 10 de febrero de 2011

Onomatopéia

Pra quem faltou, dormiu ou simplesmente tava de papo com o colega do lado e perdeu essa aula de português onomatopéias são aquelas palavrinhas que imitam um som ou barulho, tipo au-au, muuuu e etc. Lembraram???  Siiiiiim professor Tibúrcio!!! ( Ai, eu adorava Rá tim Bum)

Agora que já tá todo mundo devidamente familiarizado com o tema, vamos ao post. O Samuca não é um bebê lá muito desenvolvido na área da comunicação. Como eu já comentei ele deu prioridade a desenvolver a parte motora e arteira. Ele fala algumas poucas palavras, e destas posso afirmar que um 70% são onomatopéias.

Eu juro que eu ensino pra ele as coisas pelo nome, e quando ele fala a tal onomatopéia eu respondo: "É meu amor o  e o nome da coisa que ele fez o som. Mas mesmo assim, ele prefere ou é mais fácil pra ele associar o som com as coisas e assim o vocabulário dele consiste em  muitos sons.

O primeiro de todos BRRUMMM é a moto que ele tanto ama, e foi seguido pelo Au-au que ele aprendeu sozinho, ou melhor, com ajudinha da Gaia ex-cachorrinha do titio  que latia sem parar  e que hoje evoluiu para Auaua. Depois veio a vaquinha e seu Muuuuuu. Logo vieram o elefante com um Fuummm ( pelo nariz e com direito a levantar a cabecinha como se fosse levantando a tromba) e o macaquinho Uh-uh-ah. Pra completar a seção selva, não podia faltar o rei Leão ( não necessariamente o do filme) Grrrrrauuu com mãozinha fazendo a garra pra acompanhar, ok?

As novidades do momento, e que eu já andei comentando, são o gatinho Maaaau, também acompanhado da mãozinha do leão e a galinha Popóó ( culpa do vídeo da Galinha Pintadinha) de vez em quando ele arrisca um galo e faz Cocóóó. Dá pra ver que o muleque adora bichos né??? Ah ele também aperfeiçoou os carros e/ou motos e agora faz Maaam-maaaam-maaam ( espero que vcs entendam pq esse foi difícil de reproduzir), mas é tipo acelerando, tenderam?

A última da coleção é o Tuu-tuuu que é um trem, era pra ser Tchu-tchu mas o dele sai um Tuu meio anasalado e tá ótimo. Começou esse dias graças a um episódio da casa do Mickey. Ele também tá ensaiando um "xixi" mas tá muuuuuito crú ainda, mesmo pq ele não liga o nome a pessoa.  Ah e já ia me esquecendo do Oh-oou quando alguma coisa cai ou ele joga mesmo. E até o beijo é seguido de um Muuua.

Eu como mulher e mãe piorou não podia não analisar, e aí pensei e pensei e pensei, impressionante, quando vc tem q ficar acordada até altas horas pq bebê não dorme não resta lá muita alternativa, e a resposta que veio a minha mente foi: Eureka! Ele usa onomatopéias pq é mais fácil de todo mundo entender e, não importa se é português, espanhol, inglês ou mandarim (mentira só as 3 primeiras que ele ouve). Viva! Que genia que eu sou!! E agora oq faço com essa informação?  

Nada, é nadica mesmo. Ele aprenderá as palavras quando ele achar que deve. Sabe aquela máxima da maternidade "Cada criança tem seu tempo"? Então é isso mesmo! E daí que a amiguinha Abigail já fala e tem 3 meses menos?? E que os priminhos falam? Eles todos só aprenderem uma língua, tá?! Pffff! 

Acho fofo demais as onomatopéias do meu Samuca, isso só mostra a sua criatividade e o seu dom pros Sons. ( haja música clássica né fio!!) E enquanto isso teremos a nossa língua onomatopéica própria pq o importante é que euzinha sei o que ele tá falando. Se o resto não sabe, azar o deles!  Quem quiser pode comprar a apostila do intensivão do Samuquês! Nada como voltar a ser criança curtindo o meu pequeno!

PS: Eu a pessoa que pedia água fazendo barulho com a língua posso implicar com os  sons do meu filho?? Não tinha nem graça né!?
 

3 comentarios:

  1. É bem interessante, eu como titia me lembro bem desta fase, mas só a mãe mesmo é que curti e entende a fundo todo o conteúdo deste serzinho tão lindo. Bem porisso que este amor é incondicional!
    Falei bonito hem! hehehehehe

    ResponderEliminar
  2. Oi... vim retribuir a visita e também já estou te seguindo. Quanto ao desmame, irei escrever um post sobre ok? É bacana porque assim volto no tempo e "ajudo" outras mães que precisarem de dicas (só que o que funciona para uma nem sempre funciona para outra né?).
    Bom, te encontro lá no blog.
    beijos
    Bia (www.vidadamami.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  3. que tanto bicho que ele já conhece hein!! a Kamila fala algumas palavras (papai, mamae, titio(a), vovô(ó), bicho, banho, papá, mamar, etc), mas bicho ela só faz 'au au', rs..
    mas cada um tem seu tempo, como vc mesma falou.. e aí são tantos idiomas que fica dificl pro Samuka, coitadinho rsrs, deve dar uma confusão na cabecinha dele! bjs..

    ResponderEliminar