miércoles, 3 de agosto de 2011

E aí? O que a gente faz?

Ontem foi feriado aqui. Aproveitamos para ir ao supermercado, programa de índio total, mas até o arroz já tinha acabado então era deveras necessário. No meio do supermercado acontece o seguinte diálogo entre pai e mãe:

Pai: - Você não vai pegar suco de caixinha pro Samuel levar pra escolinha?

Mãe: - Já peguei uns.

Pai: - Mas isso não é suficiente. (ele faz uma conta rápida de quantos deveria comprar)

Mãe: - Eu sei, mas é que tô tentando evitar que ele tome isso. Tem muito açúcar e não acho legal.

Pai: - Ai Paula, mas você é.... todas as crianças sempre tomaram isso e sempre comeram açúcar e estão aí vivas e ..... ( continuou enaltecendo a inocência do suquinho)

Ok, o que vocês não sabem é que tivemos a mesma discussão sábado passado por causa de uma Coca-Cola que o pai adora e não vê mal algum em que o Samuel tome. Até me diz que tem tanta criança que toma até na mamadeira  como se isso lá fosse alguma coisa de se orgulhar!

Já cansei de argumentar sobre bons hábitos alimentares, obesidade infantil, crianças que só comem porcaria, quantidade de açúcar recomendada por dia para bebês. Ele faz cara de saco cheio e revira os olhos como se eu fosse a mais chata do mundo e que tivesse falando que a partir de agora vamos ser vegan radicais (nada contra quem é by the way).

Então eu pergunto o que fazer quando temos um sabotador do cultivo de bons hábitos de alimentação dentro da  própria casa?

a-) Ignoro  e deixo ele falando com a minha mão.

b-) Faço uma mega pesquisa com estatíticas e dados irrefutáveis sobre os malefícios causados por tanto açúcar com direito a  apresentação em power point e demostrações já conhecidas mas não menos perturbadoras como aquela de colocar um osso na coca-cola por dias e descobrir que fica mole.

c-) Uso alguma técnica de  condicionamento á la Skinner e paro de recompensá-lo com coisas importantes pra ele como comida, carinho, massagem e amor cada vez que ele insista no tema.

d-) Contrato uns caras pra dar uma lição nele e pra ele aprender quem é que manda.

e-) Todas as anteriores.  


4 comentarios:

  1. Querida, que saudades! Você sumiu e logo volta com polêmica? Bem, eu argumentaria até o fim... Diga que é para o bem do Samuquinha, que quando ele ainda é pequeno é que se cultiva os bons hábitos e que quando ele crescer vai poder escolher por si mesmo, mas que por enquanto são vocês pais que escolhem. Claro que aí você diz que para o bem do pai, é melhor concordar com a mãe! E, lembre o sabotador de que se as mães de antigamente não dessem tanto açucar, não ia ter tanta gente insatisfeita com o corpo hoje e, o pior, com problemas sérios de saúde! Se nem assim funcionar, dá uma mamadeira de coca-cola para ele, assim pode ser que fique quietinho!
    Buena sorte!
    Bessos
    BIA
    Vida da MAmi

    ResponderEliminar
  2. Ufa Paula só agora consegui finalizar a leitura do post. Já tinha passado por aqui, mas cada hora uma coisa para fazer...rs
    Fiquei imaginando a sua discussão. Acho mesmo que está certa. Que precisamos garantir uma alimentação saudável desde pequeno, bem pequeno. Caso contrário, cresce e os hábitos são difíceis de mudarem.
    Outra alternativa: bata o pé, insista, continue argumentando e faço do seu jeito Ponto! rs rs rs rs Brincadeirinha! Mas acho que precisa insistir mesmo. Argumentar e se for o caso trazer dados específicos para que saiba mais e consiga enxergar a importância disso desde agora... Boa sorte!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Claro Paulinha que te autorizo a aproveitar o que meu post te trouxe à mente! Inspire-se... Vamos inspirar juntas outras mães e futuras!
    Ah, tem outro texto bem bacana lá agora!
    beijos
    BIA
    www.vidadamami.blogspot.com

    ResponderEliminar