jueves, 11 de agosto de 2011

Sobre mães ( em especial a minha)

 Minha mãe me ensinou técnicas de Odontologia : Se você voltar a me responder assim eu vou quebrar os seus dentes!
Me ensinou o que é Osmose: Cala a boca e come!
Me ensinou a economizar: Guarda essas lágrimas pra quando eu morrer!
Me ensinou a rezar: Reze pra essa mancha sair do tapete senão se prepara!
Me ensinou lógica: O que tem pra comer? Comida!
Por conta do dia das mães  estar chegando aqui nessa terra (oi? pois é dias das mães aqui é em agosto) tenho visto muitas mensagens inspiradas na data naquele site que a gente fica sabendo da vida dos outros mais conhecido como facebook. Umas me emocionam, outras são bem manjadas e outras são engraçadinhas.
Acho até que muita gente já viu algo parecido na internet mas essa me fez pensar em como mãe tem sempre o mesmo repertório né. E mesmo sem perceber a gente começa a soltar umas pérolas assim. E aí quando vê já se transformou numa mãe dessas também. Ao parecer vai passando de geração em geração através de lavagem cerebral na infancia.
Lá em casa o clássico era: "Não quero saber quem começou a briga. Eu vou terminar!!!!" E era chinelada alternadas pra um e pro outro que antes de chorar ainda tentava em vão dizer que tinha sido o outro que tinha começado a quatrocentésima briga da última meia hora.
Verdade seja dita, minha mãe nunca foi lá muito adepta a gritos e ameaças como as citadas acima. Ela sempre preferiu o tratamento de silêncio. Sabe dar um gelo mesmo? Nossa aquilo pra mim era pior que o pior dos castigos. Eu me sentia tão mal de ver que minha mãe não falava comigo, não fazia um carinho, me ignorava mesmo que eu  logo pedia desculpas, chorava ou tudo junto. O problema era saber exatamente o que tinha ocasionado o tal tratamento.
Já com o meu irmão isso não funcionava muito não. Desligado e homem acho que ele nem percebia que ela não tava falando com ele. Aliás mulheres os homens não percebem isso, tentem castigá-los de outra forma porque além de eles não se tocarem é capaz de eles até acharem bom que vocês tão quietinhas enquanto eles estão vendo  futebol.
E agora que estou analisando, ignorar sempre foi o principal conselho da minha mãe. Servia pra tudo. Melhor que Bombril. Seu irmão tá te azucrinando? Ignora que ele para. Os coleguinhas da escola tão te zuando? ah filha, ignora! As meninas tão falando mal de você? Não liga. (que nada mais é que um ignora disfarçado). Tá doendo? Ignora que passa. O Samuel tá fazendo birra? Ah ignora que ele para!
Incrível como em qualquer situação sempre devemos ignorar.

Mas ela fala isso porque ela tem paciência. Sério, minha mãe é uma das pessoas mais pacientes que eu conheço. Se eu tivesse a metade da paciência que ela tem, eu e o Samuel teríamos  muito menos problemas. Não significa que ela não exploda uma vez ou outra depois de muito nos aguentar. Mas aí quando acontece ela te ignora. É ou não é ser uma pessoa Zen? Quase uma Dhalai Lama?

E mãe é coisa curiosa  tem de tudo quanto é tipo, cor, raça e nacionalidade mas no final a gente ainda acha que é tudo igual. Quando se trata de mãe, pode ser que pareça que são todas iguais mesmo. Mas a maioria há de concordar que a melhor mãe do mundo é a sua própria. E eu, assim como muitas pessoas por aí só espero conseguir ser no mínimo metade do que a minha mãe é pra mim porque se assim for, terei a certeza de que meu filho tem uma ótima mãe.

Obrigada mãe por me ensinar tantas coisas. Te Amo!! 

2 comentarios:

  1. que interessante que ai o dia das maes ainda esta por vir =) Mas é engraçado mesmo como a gente se pega repetindo muitas coisas que as nossas maes faziam...e olha que a gente sempre falou: nao vou ser assim...e plim, na hora do vamos ver, a gente faz o mesmo! ou tenta! hehe Bjs!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns para sua mãe e pra você também, afinal aprendeu tanto com ela.
    Paula realmente tem que ter paciência para conseguir ignorar a esse ponto. Sabe que não funciono muito bem fazendo isso. Até ignoro, mas começa fazer um mal para mim. Digo isso em relação a tudo da vida. Se não falar, parece que tem algo me cutucando muito dentre de mim.
    Um aprendizado constante! Mas que muitas horas é o melhor que se tem a fazer...
    Estou adorando nossas trocas. Um grande beijo.

    ResponderEliminar