jueves, 4 de agosto de 2011

Coisas que eu gostaria que tivessem me dito: Amamentação

Aproveitando a deixa da semana da amamentação, eu queria falar sobre o assunto, mas tava bem sem idéias, não queria dizer as mesmas coisas, sobre como é importante e faz bem, que não é fácil e tudo o mais que vira e mexe voltamos a falar. Então ontem li o post da Bia do Vida da Mami que me inspirou a escrever sobre as coisas que eu gostaria de ter sabido sobre a tal da amamentação.

 Pra começar, teria sido bom saber que apesar de mamíferos nem todos os bebêzicos recebem o curso de "Introdução a Amamentação" quando estão se preparando para vir pra esse mundo (ou pode ser que ele não tenha prestado atenção). E assim por incrível que pareça você mãe terá que ensiná-lo na arte da sucção.

Uma ótima dica seria saber que o seu leite pode aparecer do nada. Assim em meia horinha que você  é mandada decide deitar. Você deita sem leite e acorda com o peito maior do que o da Pamela Anderson, duros e jorrando leite. E nem você e nem o baby sabem o que fazer com tanto leite.

Importante, as bombinhas de tirar o leite devem servir em todos os peitos, certo? Não. Pelo menos ainda não achei um extrator manual que conseguisse entrar no meu bico direito e fazer o trabalho. E olha, não foi por falta de tentativa, as mulheres da família se revezaram tentado tirar leite do meu peito com tudo quanto é bombinha. Uma situação ridícula, contrangedora e desesperadora tudo ao mesmo tempo. ( elétrica nao tentei porque faltou capital)

Você provavelmente ficará com um bebê grudado no seu peito por grande parte do dia e da noite. Por isso uma almofada de amamentação ajuda muito. Também serve para apoiar o bebê no caso de que você durma no meio do processo. Ah, mas tem almofada que é muito grande e não cabe na cadeira de balanço que você comprou. Teste.

Você passará meses cheirando a leite azedo. Porque mesmo quando o bebê não te suja o seu leite vaza e você que não teve tempo de lavar roupa ou de se trocar optará por continuar usando o mesmo soutien porque afinal daqui a pouco vai sujar de novo.

Você deve dar de mamar um lado de cada vez e na próxima vez começar pelo último lado mas a pergunta que será eterna na sua mente é: " De que lado mesmo que eu terminei?"

Você terá que usar soutien 24 horas, sete dias por semana já que cada vez que você tenta tirar o mesmo o leite jorra como um esguincho. Ou então o seu peito enche tanto que triplica de tamanho. 

Apesar de mamífero o seu filho pode ter algum tipo de intolerancia ou alergia ao leite, pra mim isso é o mais contraditório da natureza mas aí o jeito é você fazer dieta restritiva de praticamente tudo para que o pequeno ( e você) possa viver melhor.

Os seus peitos serão de conhecimento público. Porque por mais vergonha e pudor que você tenha chega um momento que você se cansa  de paninhos e de ficar sozinha num quarto que você decide que amamentar com outras pessoas ao redor não é lá grandes coisas e quem não quiser ver que não olhe. Ou então ele vai lá e puxa a sua blusa e mostra tudo.

Sim, você enfiará o peito na boca do seu bebê muitas vezes pra ver se ele te dá um pouquinho de sossego ou se ele dorme, ou se ele te deixa ver o final daquela série de médicos que você não ve a dias.

Ah o seu bico vai aumentar muito a ponto de você quase não o reconhecer e achar que ele nunca mais vai voltar a ser o que era antes.

Enquanto você dá de mamar de um lado o outro lado parece um chafariz então não esqueça o absorvente ou a concha coletora qualquer coisa pra que você, o bebê e a almofada não fiquem molhados.

Limpe o seu leite se escorrer no banheiro ou em algum lugar porque além de boa higiene é muito provável que você encontre o lugar cheio de formigas depois.

 Sei que ainda tem muitas mais, só que no momento tenho que ir cuidar de um pequeno que acordou. Apesar de todas essas coisas amamentar é e sempre será o melhor para o seu bebê e me orgulho muito de ter podido e faria tudo de novo. Só que agora com mais sabedoria.

Alguém tem algo mais que acrescentar?? Fala aí que eu coloco! 

5 comentarios:

  1. Ficaram ótimas suas dicas.
    Obrigada por me citar!
    Grande abraço
    BIA

    ResponderEliminar
  2. Realmente conseguiu contar tudo que uma mulher passa durante o período da amamentação. Momentos de desespero, momentos cansativos e de dor. Geralmente falam muito sobre amamentar, mas somente contam o lado bonito. Não é mesmo?
    Quando na verdade é importante que tenha o equilíbrio sobre o ato de amamentar, sobre os reais acontecimentos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. flor, não tem o que tirar nem por nesse post, vc falou tudo! é realmente essas coisas que acontecem e que a gente só descobre amamentando, pq ng avisa! beijos!!

    ResponderEliminar
  4. oi amada! estou passando pra desejar uma semana maravilhosa a vcs! beijos

    ResponderEliminar
  5. uau, realmente nao é todo mundo que fala assim da amamentacao! =) finalmente alguem que diz um pouquinho da verdade, sem tentar dizer que tudo sao flores ;) mas cada vez que leio mais sobre o tema, percebo que cada uma tem uma experiencia completamente diferente. é como se fosse loteria mesmo haha bjs!

    ResponderEliminar