viernes, 19 de agosto de 2011

Blogagem Coletiva Mães Internacionais : Férias em família na Costa Rica

Como agosto é mês de férias de verão em muitos países do hemisfério norte esse foi o tema escolhido pelo Mães Internacionais. Aqui na Costa Rica o calendário escolar é igual ao do Brasil por tanto as férias foram em julho com a diferença de serem mais curtas do que as nossas, de duas a três semanas no máximo.

As férias mais longas são mesmo no final do ano. Agora vamos ao que interesessa:

Se você mora na Europa ou nos Estados Unidos com certeza você já ouviu falar daqui. Se você está no Brasil pode ser que tenha começado a ouvir falar mais da Costa Rica nos últimos tempos. A Costa Rica é um país que vive em grande parte em função do turismo e o seu foco principal são duas vertentes muito populares no momento: o turismo de aventura e o ecoturismo. Os principais visitantes ainda são americanos e europeus que querem curtir a natureza e surfistas de todas as partes.

Se os seus filhos assim como o meu, são menores de 5 ou 6 anos eu recomendo que você adie a visita já que não existem muitas opções de passeio para essa faixa etária. Agora se você tem um pequeno aventureiro maior de 5 ou 6 anos, pode vir que com certeza ele vai adorar fazer arvorismo (canopy), conhecer os vulcões, vai amar os raftings (corredeiras) e vai curtir muito as praias. 

Por ser um país voltado ao turismo, esses passeios acabam sendo um pouco caros para nós que moramos aqui. Mas para um estrangeiro o preço não é assim tão absurdo.  Mas lembre-se a coisa aqui é natureza e aventura, não que não haja resorts e coisas do tipo mas para isso é melhor ir pra Cancún por exemplo.

Mas então o que fazem os costa-riquenhos nas férias? Assim como nós, a opção número um do pessoal aqui é a praia. Isso se você tiver planejado direitinho e o chefe tiver deixado você tirar férias com a família. Geralmente  alugam casas e passam uma temporada ou se a casa for sua fica o mes.  Mas o conceito de praia aqui não é igual ao do Brasil não. Aqui o ambiente é mais selvagem e natural.

Outra opção muito boa para quem tem filhos de qualquer idade são os hotéis "tudo incluído". Eles oferecem muito lazer, piscinas, monitores e atividades para as crianças, alimentação entre outras coisas além de ficarem localizados na praia apesar de ninguém lembrar muito dela com tanta coisa pra fazer. É sucesso garantido e crianças exaustas de tanto brincar a gente vê por aqui!

Agora e se você não conseguiu tirar férias com a família ou já foram para a praia mais os pequenos ainda estão de férias? Aí você faz a mesma coisa que fazemos em São Paulo por exemplo, vai ao shopping, leva as crias no cinema, deixa eles ficarem uma semana na casa das avós, leva no parque de diversões ou em algum parque normal mesmo, clube,  etc.

Samuca curtindo o clube no comecinho desse ano
É pensando bem as nossas férias não são tão diferentes das férias do Brasil. Mas nessa blogagem vai ter gente falando de muitos outros países. Quer saber oque rola nas férias em outros lugares corre aqui.

4 comentarios:

  1. Ai que delícia... praia, praia! Eu quero Paula! Que gostoso as férias por aí.
    Adorei conhecer um pouquinho das férias em Costa Rica.
    Um beijo e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  2. Paula que bacana!!! Mas chega um hora que cansamos de praia ne?!?
    Aqui tbm eh assi, qd cansa de praia e nao vai para outro pais, a criancada se divertem indo ao cinema, shopping e essas coisas que devem ser comuns no mundo todo!!! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Há dois anos, quando era Au Pair de dois aborrecentes, a familia foi pra Costa Rica, eles AMARAM hahaha, tenho uma canga linda que trouxeram de presente. =)
    Eu acho que o importante nas férias é se divertir e pra isso nem sempre precisa viajar pra longe, como vc mesma disse, quando a gente cansa, tem sempre uma outra opçao. =)

    Adorei o post.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Adorei saber sobre as opções da Costa Rica. Natureza e aventura são tudo de bom! Garantia de férias divertidas. Nesse mês de Julho nós fomos para Cancun e curtimos muito. Em Janeiro estamos pensando em voltar para o Caribe. Gostei de saber de mais essa opção.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderEliminar