jueves, 9 de junio de 2011

Apelidos

Apelidos estranhos são meio normais na minha família. Meu pai por exemplo, a um tempo atrás vinha chamando todo mundo de "cururu", porquê? não sei, homenagem ao sapo talvez? A minha mãe eu chamo de "piki" como surgiu, não me lembro. 

Entre os meus primos é carinhoso dizer "seu cabrito" ou "sua rata branca", piada interna na família, graças a uma tia que chamava todo mundo assim. E o meu cachorro então?! Que por sinal se chama Lucky, mas é chamado de tudo desde "Zé" até "Pisquintle" (?). Por aí se têm uma idéia do que o Samuel aguenta e são tantos que tive que separá-los em categorias:

Variações do nome: Os mais comuns. Samuca é o mais usado entre o pessoal do Brasil e os meus alunos de português, só que eles dizem "Samuco" (porque né Samuca termina com "a" e deve ser feminino). E Sammy aqui na Costa Rica. 

Só que esses também variam: "Samuquinha", " Muquinha", "Muca", "Muel", "Muelinho", assim como "Sam", "Sam-Sam", "Samuelito", "Samilino" e "Samu"  como diz a "tia" da escolinha. ( cada vez que escuto tenho vontade de chamar o SAMU mesmo!)

Nessa categoria também entra "Samuelinho do Santos da Silva" porque afinal se Ronaldo é Ronaldinho, Samuel é Samuelinho, e Santos da Silva, oras todos os brasileiros não tem esses sobrenomes??

Fofinhos: Esses são mais íntimos e quase sempre do papai e da mamãe. Tem "pequeno", "bebê", "delícia da mamãe", "piquitchico", "pitchico" e assim continuam bem meladinhos. "Burrito" é o favorito do papai mas calma, é por causa de uma músiquinha de criança que ele canta pra ele, não é xingamento não.

Bizarros: Aqui  tem "cabrito" que já falei que é de família, tem "pollito", "samuelusko"(pensando bem esse deve ser o nome dele em russo), "noctambulin" (precisa explicar?), "loquinho" ou "loquito", "coleto" (que é algo assim como maloqueiro em colombianes).

Esses são alguns,  eu sei que existem muitos mais. Só que agora eu não consigo lembrar mais. Tudo depende da inspiração do momento. E com tanto nome que o coitado escuta eu ainda me pergunto porque será que ele ainda não aprendeu a dizer o nome dele!?!

3 comentarios:

  1. E eu achando que a Juh com meia dúzia de apelidos era cheia deles? hauahuah
    Beijão!

    ResponderEliminar
  2. Oi,
    Que barato, toda familia tem os seus apelidos, podem ser ate estranhos ou engracados, mas, fazem parte da estoria de cada um. Bem bacana!x

    ResponderEliminar
  3. É assim mesmo e não terminará ai principalmente tendo o bebê uma família (dos 2 lados) tão sarrista....hehehe

    ResponderEliminar