jueves, 19 de mayo de 2011

Blogagem Coletiva Mães Internacionais: Alimentação Infantil na Costa Rica

Hoje a proposta da blogagem coletiva das mães internacionais é falar um pouquinho de como é feita a introdução dos sólidos em cada país. 

De todos os temas que já escrevi esse é o que mais me dificulta já que eu não segui exatamente como é a coisa aqui e não convivo com muitas mães costa-riquenhas para falar com mais propriedade, mas vou tentar falar oque eu recebi como recomendação do pediatra e oque vejo no dia a dia.

Assim como manda a OMS os pediatras recomendam iniciar a introduzir alimentos somente depois dos 6 meses de idade. Eles recomendam iniciar com frutas sem misturar. Por pelo três dias seguidos para avaliar como o bebê reage. As primeiras frutas que eles recomendam são maçã, banana e mamão. E depois pouco a pouco você pode dar manga, melancia, melão mas nada que for ácido. Aqui eles seguem o modelo americano que não dá frutas ácidos até 1 ano então nada de suquinho de laranja lima.

Depois das frutas ou pouco tempo depois delas podemos começar com as verduras, batata, cenoura, abóbora, plátanos, praticamente todos os tubérculos do mesmo jeito uma de cada vez, três dias seguidos. E depois dos 7 ou 8  meses já podemos dar cereais (não do tigre pelo amor!) e grãos. Assim como, pão, tortilla(um must por aqui) e outros amidos. É nesse momento que se começa
com as carnes também.

Oque é recomendado esperar até 1 ano: ovos, leite de vaca e derivados, peixes e mariscos, açúcares, mel e as frutas ácidas que comentei acima.

No meu caso como o Samuca tinha refluxo eu fui aconselhada a começar com as frutas aos 4 meses. E nos ajudou muito. No quesito introdução eu fiz exatamente assim como mencionei, também pesquisei bastante na internet e assim achei que fosse a melhor forma. Já quando comecei a dar papas com variedades de verduras eu tentava diversificar bastante e não usar tanto amido como se come aqui. E usava tempero, nada de caldos prontos,  louro, cebola, alho, salsinha, etc. Pimenta e sal comecei a colocar depois, mas colocava um pouquinho.

Eles recomendam nunca liquidificar as papas e só amassar com o garfo ou passar pelo coador. Bom no início fiz assim, mas depois com as papas salgadas e mais cheias de coisas eu coloquei no liquidificador como mandou mamãe e me arrependo. Não faria outra vez, mas vivendo e aprendendo né?

Também esperei até 1 ano para dar os ácidos e derivados de leite mais ainda porque ele sempre foi meio intolerante a lactose. Além disso ele não digeria muito bem os grãos e tinha cólicas pavorosas depois de comer feijão, lentilha ou ervilha, coisas que só agora é que estou podendo oferecer pra ele.

A alimentação dos costa-riquenhos tem como base o nosso arroz e feijão de todos os dias e por esse lado eu me sinto em casa, mas eles comem muito amido com esse arroz e feijão, batata ou mandioca, plátano e a tortilla geralmente são servidos como acompanhamento.  Aqui em casa eu controlo mais e evito taaantas "harina" como dizem aqui.

Agora ele já come "de tudo" como se diz e faço o menú da casa mais pensando nele que nas nossas vontades. Com isso papai e mamãe passaram a comer mais saudavelmente também. Tento sempre oferecer coisas boas e o menos processadas, mas de vez em quando rola uma papinha pronta de fruta porque a salgada ele nunca comeu. Tento evitar ao máximo as coisas que não considero boas pra ele e nem compro. Mas se saímos ou ele come numa festinha eu não me preocupo tanto assim. Sem neuras. Mas refrigerante não!

E já sabem se vocês quiserem saber como rola a alimentação infantil em outros países corre lá no Mães Internacionais que eu vou correndo fazer o mesmo!

 




11 comentarios:

  1. Oi Paula,
    E bem por ai mesmo, temos que nos acomodar atraves da necessidade dos nossos pequenos. A minha de 13 meses nao se adaptou ao leite e por isso toma leite de cabra em po desde os 4 meses, quando deixei de ter leite, infelizmente.
    Vou comecar a acompanhar o blog de voces do Maes e gostaria de te convidar para ser entrevistada para o meu blog Amarelinha. E sobre Criando Brasileirinhos Mundo Afora. Se vc gostar da ideia, da uma olhada nas entrevistas q ja tenho, me manda teu email, assim te retorno.
    Bjs
    Ann

    ResponderEliminar
  2. Oi Paula.
    No fim a gente é que aprende a comer com eles, né? eu tb não compro porcaria para os meus, mas não nego por aí onde outras crianças estão comendo e eles tem vontade. Refrigerante eu evitei durante muito tempo, mas eles queriam muito experimentar em festas, então deixei e eles nem gostaram muito, estão acostumados ao suquinho natural e a água, as vezes pedem por aí só pra fazer uma graça, mas nem tomam direito, ainda bem...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Oi Paula,
    Que bom que tem um bom pediatra por aí.
    Como aprendemos com os nossos filhos, não é mesmo? Se queremos garantir uma boa alimentação a eles, precisamos ser exemplos nessa situação.
    Um beijo e continue assim... rs

    ResponderEliminar
  4. Ola, Paula. Miha filha esta com 12 anos e nunca tomou refrigerante - sera que voces vao pelo mesmo caminho? Boa sorte. Bjs

    ResponderEliminar
  5. oh amada, que gostoso saber mais sobre vcs e sobre as diferenças nos lugares! eu confesso que eu não sou nenhum exemplo em alimentação. adoro lanches, pizzas, refri e doces. com a Kamila eu procuro tomar mais cuidado. ela come frutas todos os dias, na alimentação dela procuro sempre incluir verduras e legumes. mas já experimentou várias besteirinhas, aff... mereço um puxão de orelha, eu sei.. beijos!

    ResponderEliminar
  6. Paula!
    Adorei saber como comem na Costa Rica! O feijão com arroz parece-me que é unanimidade entre as mães. Mesmo morando fora da patria amada, a gente da um jeitnho de ter essa combinação no prato. Faço aqui a cada 15 dias, mais ou menos. Acho super importante por causa do ferro.
    A alimentação em casa muda com a vinda dos pequenos!! Isso é fato.
    Bjs ; )

    ResponderEliminar
  7. que bençao poder ter arroz e feijao por ai! hehe aqui os alemaes nao gostam muito de experimentar pq acham que todo tipo de feijão da muitos gases hehe o que nao deixa de ser verdade se vc nao esta acostumado =D por isso quero acostumar minha filha, assim que puder ;) bjs!

    ResponderEliminar
  8. Oi Paula!
    Que sorte você conseguir comer feijão com arroz todos os dias, hein??? Aqui o feijão é muito caro, mas mesmo assim, eu faço questão de manter no cardápio. Muita gente aqui nem conhece o feijão brasileiro, ou seja, a forma como a gente prepara, só conhecem aquele enlatado ou então na versão chilli, que eu particularmente não gosto muito...
    Muito legal saber sobre os hábitos alimentares costa-riquenhos, não tinha a menor idéia de que fossem tão parecidos com os do Brasil!
    Beijos
    Livia

    ResponderEliminar
  9. Oieeee! olha,muito legal isso!ah se no tempo do Enzo eu tivesse e conhecesse os blogs!!sofri mt com a inotrdução dos solidos com ele...ele morria de medo,cuspia tudo,se engasgava..e eu morta de medo,inexperiente..ficava com medo e voltava atras nos liquidos...uma coisa,menina!!pense numa fase!!:-0
    Genial essas blogagens coletivas!!!
    beijaaao e otima terça!
    ;-)

    ResponderEliminar
  10. Paula, legal conhecer por ai. Arroz com feijao entao? Oh coisa boa!

    Fiquei curiosa qut a liquidificar os alimentos, pq vc se arrependeu?
    bjosss

    ResponderEliminar
  11. Ah entao Dani eu me arrependi pq ele hoje em dia quase nao mastiga nada. Ele engole tudo e fica ai meio engasgado. Entao é melhor incentivar a mastigacao desde o comecinho. beijos

    ResponderEliminar