viernes, 13 de mayo de 2011

A polêmica do tal Mamaço

Eu fiquei sabendo do que aconteceu no Itaú Cultural lendo o blog da Clarinha (meu menino tigre). Achei um absurdo que a mãe tivesse sido proibida de amamentar no espaço, achei legal a iniciativa de convocar mães pra protestar e pronto continuei a minha vida. Depois comecei a ver fotos das mães apoiando a causa na internet, também achei válido e até pensei em postar uma foto minha mas ocupada com outras questões pessoais por resolver atualmente não tava com cabeça para militância.

Vi a reportagem que saiu no site da globo(acho que no bom dia sp), li algumas notas porque sim eu apóio a  amamentação e queria saber oque se estava falando ao respeito, mas confesso que não tinha me animado a falar do tema, não tinha até que li a reportagem da folha sobre o Mamaço, ou mais especificamente os comentários das pessoas.

Entre os clássicos machistas de que as mulheres que protestavam eram desocupadas e que precisavam de um tanque chei de roupa pra lavar a analogia que urinar também é um ato natural e que ninguém faz isso em público ( será que não queridos homens?) que se repetiam por pessoas diferentes eu fui ficando triste. Talvez devesse ter ficado revoltada, mas só fiquei triste. Com a hipocresia das pessoas. Com o falso moralismo, com o machismo de homens e mulheres.

Sim haviam comentários a favor da iniciativa das mulheres e com argumentos muito bons e com mais fundamento do que aqueles contrários. Mas ao ver que as pessoas ainda tem tantos preconceitos e pudores e que sob a proteção da internet se sentem seguras em despejá-los assim desmedidamente eu só fiquei pensando que esse é o mundo em que estou criando o meu filho. Perdi, um pouco mais, minha fé na humanidade.

Muitas pessoas, na maioria mulheres reclamaram que pode sim amamentar em qualquer lugar, mas o que não pode é exibir o peito pra todo mundo. Levem um paninho, uma mantinha e se cubram, elas dizem. Gente eu também usava uma fralda pra cobrir o meu bebê. E se eu pudesse, eu evitava ao máximo me expor, mas tenta por uma fralda pra tapar um bebê de mais de 4 meses. Duvido que ele fique. Ele puxa o paninho, ele tira( pelo menos o meu era assim) e o que faz? Para de amamentar porque ele não aceita ser tapado(Ah e antes que digam, pra tampar o seio a mostra acaba-se tapando a cabecinha do bebe), sem nem mesmo ter 1 ano, ou nem mesmo 6 meses? 

Outros diziam pra tirar o leite com a bombinha e dar na mamadeira oque sabemos que não se recomenda porque o bebê pode deixar de amamentar por causa da mamadeira, em outros casos tirar o leite é muito difícil, eu nunca consegui e tinha muito leite.  Então qual é a solução?Ah já sei fica em casa trancada até o bebê ter idade suficiente para se comportar como um adulto, porque lugar de mulher é em casa mesmo, né não?

O que me indigna é que peito, bunda, mulher pelada em qualquer outdoor ou capa de revista exposta em qualquer banca de jornal(desculpa pai) onde  criança de qualquer idade tem acesso isso pode, ninguém vê nada de mais. Agora uma mulher tira o peito pra amamentar o filho e o que se vê é um pedacinho de pele nada mais  isso é atentado ao pudor, exibição?  Ou há algo errado conosco  como sociedade ou então precisamos rever nossos conceitos urgentemente!!!

PS: Segue a foto que eu nao tinha conseguido postar. Cara de cansada, descabelada no meu segundo dia em casa. E sem mostrar nada, pq esse nao é o objetivo.




 

1 comentario:

  1. Um absurdo tudo isso...tanto estardalhaço por uma coisa linda e natural..vá enteder!!!
    Amamentei Enzo ate os 2 anos e faria tudo de novo,e onde quer que fosse...
    Isso td é falso moralismo e uma baita hipocrisia..sacudir os peitos na avenida no sambodromo pode,e dar VIDA a alguem não pode?? tenha santa paciencia!!!!
    beijos e um otimo fim de semana!!

    ResponderEliminar