lunes, 16 de mayo de 2011

Desmamados!!!

Hoje fazem 15 dias que o Samuel oficialmente não toma leite no peito. Considero assim, a fase do desmame terminada. No total ele foi fiel, amante e apegado às mamas por exatamente 1 ano, 7 meses e 28 dias. Pois é, pode ser sacanagem mas não o deixei completar o 1 ano e 8 meses.

O processo foi longo, pensado e pesquisado. Não fiz ele largar o negócio de repente. E talvez graças  à isso acabou sendo muito mais tranquilo do que eu tinha antecipado. Digo talvez, porque acho que no fundo a coisa só fluiu porque ele estava já preparado para isso.

Comecei diminuindo as mamadas durante o dia, no more livre demanda, só tomava ao acordar, pra dormir de tarde e pra dormir de noite. Isso somado  à quantas vezes ele acordasse por noite. Também parei de dar fora de casa. Falava pra ele que mamar era só em casa e ele foi aceitando. No começo ele pedia, chorava, puxava a minha blusa mas eu arranjava outra atividade e ele se acalmava. Ficamos nesse ritmo por um tempo até ele se adaptar e também porque tinha começado na escolinha e achei melhor não bagunçar as coisas.

Depois de 1 mês tirei o da tarde, só ao acordar, antes de dormir e os das madrugadas permaneceram. Depois de duas semanas cortei também o da manhã que não fazia a menor falta realmente e eu só dava ainda por pura sem-vergonhice minha, já que essa mamada ao acordar me permitia ganhar uma meia horinha mais na cama. Duas semanas depois eu cortei também o da noite, ele só dormia no peito comigo, mas com qualquer outa pessoa ele dormia numa boa sem precisar de nada. Os da madrugadas foram os mais difíceis porque eu não tinha idéia de como fazer ele voltar a dormir sem peito já que ele  nem com peito dormia.

No final da segunda semana, eu fui viajar, minha intenção de viajar nada tinha que ver com terminar o desmame dele, mas considerei que ele já estava praticamente desmamado e que eu poderia ir, apesar de estar com medo de que o leite fosse empedrar já que eu não consigo extrair e ia estar longe dele. Então lá fui eu, no segundo dia o peito amanheceu muito cheio e tive que tirar com a mão mas nada muito grave e o Samuel ficou muito bem. Dormiu bem com o pai e mesmo levantando de madrugada voltou a dormir.

Quando voltei da viagem 3 dias depois considerei que se ele já tinha ficado esses dias sem mamar numa boa, não havia razão para continuar dando, e assim foi. De manhã quando ele acordou e me viu ele pediu, eu não dei, ele chorou, eu sentei com ele e expliquei que já não tinha mamá e que ele estava grande e que já não precisava tomar. Abracei, consolei e ele se acalmou. E desde então já não tomamos mamá aqui em casa.

Uma vez ou outra ele ainda lembra e pede, eu falo pra ele que não tem mais e tudo bem, ele continua com a vidinha dele. Eu ainda tenho leite depois de duas semanas, mas já não me incomoda. Ele, passou a dormir muito melhor. Desde que já não toma mais, as inúmeras acordadas durante a madrugada diminuiram muito e a hora de dormir também é tranquila, muito mais do que eu imaginava que seria.

Eu tinha muito medo de que esse fosse ser um processo traumático para ele e exaustivo para mim. Não foi. Hoje eu sei que era hora, tomei a decisão pensando em mim principalmente, porque já estava muito cansada e considero a amamentação um momento de amor e dedicação ao meu filho e isso já não estava sendo assim. Já passamos da média  em tempo de amamentação. Ele já está com  quase  dois anos e acho que cumpri a minha parte com relação à isso. 

Nesse momento eu me sinto muito feliz pelo resultado, pela maturidade que ele demostrou e que me surpreendeu e por ele estar dando um passo muito importante pra  independência dele. E mesmo sabendo que vou sentir muita falta, espero que isso ajude a diminuir um pouco do apego dele com a mamãe.   E com isso espero que ele tenha a certeza que mesmo sem mamar , sempre que ele precisar eu serei sua fonte de aconchego, carinho, segurança, amor e do que mais for necessário!

 

1 comentario:

  1. que bom que ele mamou tanto tempo assim! geralmente a gente escuta que a amamentacao nao funciona tao bem assim. =) bjs!

    ResponderEliminar