jueves, 2 de diciembre de 2010

A Genialidade Tecnológica da Nova Geração

Não me considero nenhuma analfabeta tecnológica, mas também não sou nenhuma geek. Eu uso o computador para o básico necessário e não sou de ficar fuçando muito, não ligo muito pra videogames e o único que realmente gosto de jogar é o hoje vintage ATARI ( olha eu delatando a minha idade), tbm não sou maluca por lançamentos de celulares e me contento com ligar e receber, mandar mensagens e com sorte escutar uma músiquinha, não que eu não esteja por dentro dos lançamentos, mas não vou morrer se eu não tiver um IPAD ou um celular q me de acesso a internet.

O Samuel já nasceu no meio dessa tecnologia toda e isso se nota de longe. Desde que ele nasceu ele tá acostumado a ter um laptop olhando pra ele, enquanto mamae ficava exibindo toda a sua beleza pra família via Skype, hoje se ele escuta o barulhinho de alguém ligando via Skype ele vem logo correndo pra ver quem é. Ele sabe q as teclas do computador fazem algo, assim como sabe q o mouse mexe a setinha e abre coisas na tela. Não se deixa enganar quando o papai desconecta o mouse e deixa ele mexer pra que ele fique quieto. Ele sabe que não tá acontecendo nada.

Há muito tempo ele já descobriu q o controle remoto é responsável por qualquer mundança na TV. E já faz alguns meses q ele já aprendeu que os botoes da TV também servem pra isso ( antes de ela sofrer um acidente fatal). Telefone ele sabe pra que serve, sabe quando está tocando e ainda faz a mimica de estar falando. Celular então, não dá pra ninguém ter um perto dele sem quem ele peça pra mexer e fazer como se estivesse falando. Ele sabe exatemente pra que serve aqueles aparelhinhos.

E tudo isso me leva a relatar o seguinte "causo":  O papai tem um PlayStation 3, eu, não sei jogar direito nem com o Play 1 mesmo. Dia desses que  a tv a cabo estava fora do ar eu passei vários minutos tentando ligar o Play 3 pra ver se eu conseguia colocar um DVD. NUNCA consegui ligar o condenado. Quando eu menos espero, ontem, vejo o meu filho de apenas 1 ano e 3 meses ligando o video game com a maior naturalidade do mundo. Ele não só ligou o treco, como ele conseguiu tirar o CD de dentro ( coisa q eu ia conseguir fazer menos ainda) e estava chupando o jogo. Detalhe: o jogo q ele tava chupando é o recém lançado PES 2011 q o pai acabou de comprar e só jogou umas 4 vezes. Tirei o CD e guardei. Desconectei o video game na tomada pra que ele nao ficasse ligando e fiquei espantada com a inteligencia do meu filho. Ele sempre pegava os controles quando o papai deixava jogado por ai e apertava os botoezinhos como se estivesse jogando, mas ele sempre ve o pai e seus amigos jogando, mas daí a ligar o video game??

Lembrei do meu pai e como eu ria quando ele ficava revoltado com a televisão quando ele sem querer apertava o botão da tecla SAP e não sabia fazer voltar ao normal e me chamava irritado dizendo: "Paula essa TV tá falando engraçado!!!" . Vi o meu futuro!! Dentro de pouco tempo eu me transformarei no meu pai??? É óbvio que ele vai dominar muito mais essa tecnologia do que eu. E que por mais que eu aprenda pra ajudá-lo e espioná-lo vigiá-lo, sempre vai me faltar um elemento chave o gostar! Ainda bem q o pai do Samuca é um technology freak!

Escutei uma frase esses dias que me chamou muito a atenção: "Nunca antes na história da humanidade as novas gerações tiveram mais sabedoria do que as gerações mais velhas. O conhecimento sempre foi passado de pai pra filho e hoje essa situação se inverte." Eu não tenho a menor dúvida disso! 

2 comentarios:

  1. hahaha, com certeza seremos como nossos pais!
    dediquei um selinho para vc no blog!
    bbjos

    ResponderEliminar
  2. valeu anne!! nem sei como é esse negócio de selinho direito!!me ensinaa??? q tenho q fazer?

    ResponderEliminar