viernes, 10 de diciembre de 2010

Desmamar ou não desmamar? Eis a questão

Tô com um baita problemão.Essa questão tem rondado a minha mente há algum tempo já, o Samuca já tá com 1 ano e 3 meses e a coisa leva um tempo, e até o final do processo ele já taria com 1 ano e meio ou por aí e já tá ótimo. A OMS que me desculpe mas eu considero que cumpri minha missão, já amamentei muito mais que a média e honestamente já estou cansada. Adoro amamentar, adoro esse momento com ele mas exige demais de mim e só de mim e acho que já ta bom.

Dito isso, vamos aos problemas:

#1: O Samuca A-M-A amamentar. Eu tinha esperança que ele, como a maioria das crianças, fosse pouco a pouco perdendo interesse mas isso não aconteceu. Ele só come outras coisas pq eu dou, por ele, ele ficaria o dia todo pendurado no meu peito.

# 2: Ele dorme no peito. Sei que tá errado e lutei muito contra isso mas não teve jeito. Agora ele já tem dormindo mais sem tá chupando o peito e isso tem me dado esperança, mas ele ainda dorme 90% das vezes no peito.

Esses problemas são mais emocionais e de costume e eu sei que são questão de ele se acostumar. Lógico que com uma boa dose de birras, brigas e protesto por parte dele. O problema que realmente me desanima é o que conto a seguir:

#3: Intolerancia a Lactose e MUITOS Gases: Desde que o Samuel nasceu ele tem muita cólica e acabamos descobrindo que era a lactose então deixei de consumir lácteos e ele pode amamentar normalmente. Quando ele tinha uns 4 ou 5 meses eu comecei a dar LA sem lactose pra ele na mamadeira quando a gente saia ou quando precisava que alguem cuidasse dele pra mim. Ele nunca foi muito fã da mamadeira, mas tomava. Depois mudei pra LA de soja pq era mais barato e ele continuou tomando. Só que agora ele brigou de vez com a mamadeira e já faz uns 3 meses que ele só toma o LA se for em forma de mingau. Já tentei dar com canudinho e ele não toma, acho que é o sabor mesmo pq vamos combinar que essas fórmulas são ruim demais e de soja então Argh!. Resolvi tentar dar ADES q tem um sabor melhor, e o coitado ficou parecendo um balão de tantos gases.  Descartei mais essa opção.

Então eu resolvi tentar o leite sem lactose que tenho tomado. É leite normal, tem o mesmo sabor, só não tem lactose. Faz umas semanas que tô dando e tem dado bons resultados. Até quarta passada que a casa caiu. Dei uns 100ml no lanchinho da tarde e ele tomou super bem. Umas 2 horas depois ele tava com a barriga estufada, cheio de gases, o umbigo quase saindo. Como era de se esperar não dormiu e  só conseguiu dormir mais de meia noite. No dia seguinte, cocô mole e assaduras. E eu que tava tão animada, voltei ao zero.

As crianças deixam de mamar pq pouco a pouco vão substituindo o LM com leite normal, seja na mamadeira ou no copo, puro ou com chocolate, de soja ou de vaca, mas se eu não tenho nenhuma opção, oq fazer? Acho que algum leite ele ainda tem que tomar pq é importante pra eles. To me sentindo sem saída. Oq fazer??

 

1 comentario:

  1. segundo o teu pai vc mamou até os 2 anos, vem dai a solução dele para o caso: quer mamar? mama...
    eu já não posso dar papite neste caso pq não fui mãe, mas compreendo o que vc está passando e de consolo só posso dizer que pra tudo há uma solução e ela concerteza aparecerá é esperar mais um pouquinho...ai,ai

    ResponderEliminar