miércoles, 22 de febrero de 2012

Blogagem Coletiva: O clima na Costa Rica

Depois de uma leve pausa as Mães Internacionais voltaram e dessa vez a proposta é falar um pouco sobre o clima e como ele afeta as nossas vidas.

Diferentemente da maioria das outras mães do grupo que vivem na Europa, nós aqui na Costa Rica não sentimos uma grande mudança de temperatura durante o ano. Por ser um país tropical a temperatura se mantém quente o ano todo e aqui  só existem duas estações: a seca que eles chamam de verão e a chuvosa que é o inverno para eles.

Apesar de ser chamado de verão a estação seca  que vai de dezembro até março ou abril corresponde ao inverno no hemisfério e como estamos acima da linha do Equador  e por essa razão o clima é pouco mais frio que nas outras épocas do ano. Nessa época venta muito, são os ventos alísios e que o pessoal aqui diz que são os "ares de Natal". 

Mesmo com o ventinho geladinho e a temperatura mais frias principalmente de noite essa é a minha estação favorita. O dias são ensolarados e o clima é seco. É quando as pessoas aproveitam para ir à praia, clubes ou fazer qualquer outra atividade ao ar livre. Os dias são melhor aproveitados e eu tenho chance de colocar algum casaquinho que estava há tempos esquecido no armário. 

Para as criaças também é uma delícia já que elas podem sair pra brincar a qualquer hora do dia, estão de férias na maior parte do tempo. Os parquinhos estão em melhores condições, e até o ânimo de todos é melhor. Deu para perceber que gosto muito dessa época, né?

Mas como o que é bom dura pouco, logo as chuvas começam e com elas o inverno. Elas se iniciam mais ou menos em abril e continuam praticamente sem trégua até quase dezembro muitas vezes. E quando eu digo que chove, não é como em São Paulo que dá aquela tempestade, alaga tudo e para. Aqui chove todos os dias, geralmente o dia começa ensolarado e com o céu azulzinho e lá pelas 11 já  começa a ficar tudo escuro e chove, chove e chove até 6 ou 7 da noite quando não chove a noite toda.

No inverno corremos pra fazer qualquer coisa que tenha quer ser feita na rua de manhã para quando começar a chover já estar em casa. Nessa época do ano, é muito quente e úmido (inverno quente? pois é), sabe aquela sensação pegajosa? Eu odeio! E você transpira e se sente melado o dia inteiro. Além disso, se o seu cabelo for munido de força como o meu, esqueça  tentar arrumar você está condenado a passar meses parecendo a Gal Costa. Porque não há chapinha, escova ou progressiva que dê jeito. É sair na rua e o bicho levantar.

Para quem não dirige como eu, estará fadado a se molhar todos os dias e comprar sapato novo a cada 3 meses porque não é chuvinha não e o guarda-chuva só serve pra tapar a cabeça e tentar salvar a chapinha que já parece mais um capacete. E tente ter que caminhar debaixo de chuva, carregando o guarda-chuva, o filho que pesa 11kg mas obviamente ainda não consegue segurar o guarda-chuva e mais as coisas todas. Por isso esse ano decidi que tiro a carta ou não saio de casa.

 Pois é essa época não é muito fácil, as crianças acabam não podendo sair de casa, porque como mãe sofremos mais e eles ficam mais resfriados já que se ensopar pelo menos 1 vez por semana é meio que inevitável. E no fim de semana? Como não se pode ir pra nenhum lugar todo mundo vai pra onde? Pro shopping e aí tudo é lotado e mais estressante.

Tudo bem vai, existe uma lado bom, a natureza fica linda, tudo fica verdinho (e meio enlameado é verdade) é a melhor época para visitar as corredeiras e o pessoal que morre de vontade de conhecer as florestas tropicais se deliciam. Tem gosto pra tudo nesse mundo, né?

Confesso que mesmo depois de quase 7 anos eu ainda não consegui me acostumar e fico triste quando já vai começando a chover. Mas vale ressaltar que isso é muito porque sou estrangeira. Nós temos essa coisa de ficar em casa quando chove. Aqui a vida deles continua, o pessoal sai, as festas acontecem e ninguém deixa de fazer nada por causa da chuva. Mesmo porque se fosse assim eles não fariam nada.

Assim, que como tudo na vida, o jeito é tentar tirar o melhor de cada estação, fazer o possível para vencer os inconvenientes e curtir como pode. Isso, ou ter dinheiro para morar em lugares diferentes em determinadas épocas do ano.

E para saber se as outras mamães internacionais sofrem ou curtem as diferenças climáticas dos países onde vivem é so clicar aqui.

3 comentarios:

  1. Olá Paula querida, adorei o seu texto!! Também não gosto da sensação meloza do verão, e muita chuva ninguém merece!! Por aqui , os japoneses não sabem dirigir com chuva ou neve, andam a 10km por hora, é hilário!!Super bjs, Elo

    ResponderEliminar
  2. Paula, na Costa Rica é como no Nordeste, que chamam de inverno as chuvas de verão, e de verão a seca do inverno? Ao contrario da Elo, eu adoro chuva e sinto muito a falta por aqui, na verdade ando me especializando em climas secos.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Nossa nåo fazia ideia do clima por aí. Que mudança radical. Adorei o relato sobre o veråo, a época em que aproveitam mais. Que delícia.
    Agora, realmente fico imaginando essa chuvarada toda. Que horror! Na verdade, a gente nåo devia, mas se acostuma... rs
    Muito parecido com a neve, no qual as pessoas continuam a vida, fazem de tudo e nåo é um obstáculo para elas.
    Estava com saudades de passar por aqui. Espero que esteja tudo bem com vocês. Tenho adorado suas visitas, viu!
    Beijos, beijos

    ResponderEliminar