miércoles, 8 de febrero de 2012

Blogagem coletiva: Relato de parto do Meu blog!


Adorei a idéia das Mamatracas e já que tava com saudade de participar de uma blogagem coletiva logo quis escrever sobre como nasceu esse cantinho.

Eu realmente nunca soube que existia uma blogosfera de nenhuma forma ou voltada a nenhum tema. O único site de bebês/gestação que eu conhecia era o Babycenter e a única coisa que eu consultava era mesmo o Dr. Google.

Eis que um belo dia eu estava assistindo o  "HAPPY HOUR" , o falecido programa da GNT, aqui na Globo Internacional, eu assistia todos os dias e nesse dia eu estava ainda mais interessada porque o tema era sobre bebês que não dormiam, Hellooooo!o tema era pra mim especialmente! No meio do programa eles conversaram via Skype com uma moça que tinha um blog sobre a insônia da filha. A moça era a Giuliana Vaia e o blog era o genial Lulu não dorme.

Antes de terminar o programa eu corri pra procurar o blog dela na internet, e simplesmente D-e-v-o-r-e-i cada post. Morri de rir com as desventuras da garotinha mais insone da blogosfera e me identifiquei com o "drama" daquela mãe. Já não me senti a única no mundo que tinha um bebê com mais de 6 meses que não dormia a noite toda! 

Quando terminei de ler tudo eu percebi que ali no blog dela mesmo tinha uma lista de outros blogs e foi assim que eu comecei a descobrir outros blogs que eu gostei e comecei a acompanhar. Achei fantástica aquela troca que havia entre mães e principalmente a sensação de que você não é a única passando por isso. Gostei da idéia, mas ainda não tinha coragem de escrever.

Em contrapartida, eu já estava numa fase muito estressante do meu primeiro ano com o Samuel, eu passava noites e noites acordada e isso me deixava num mau-humor inacreditável. A minha pobre mãe já não aguentava mais escutar meus desabafos. Uma madrugada, exausta e já no limíte da sanidade eu fui na internet procurei um forum e escrevi, escrevi sobre tudo o que me afligia, tudo o que eu sentia e para minha surpresa tive respostas! Pessoas me ouviram, me aconselharam e me entenderam. "Que coisa mais louca é essa internet!" , pensei. Mas naquele momento percebi que escrever seria uma ótima forma de desabafar e de expressar o que eu sentia. Deu vontade de escrever!

Logo, pensei sobre o blog, que eu poderia escrever sobre o que acontecia com o Samuel e comigo, sobre meus medos e incertezas e também sobre cada novidade e descoberta minha e dele nessa jornada. Também que seria mais fácil da minha família no Brasil saber com detalhes cada passo dele, já que por Skype nem sempre a gente consegue se comunicar direito e dessa forma eles se sentiriam mais presente. E por último porque eu já não me lembrava de muitas coisas e assim eu registraria tudo pra eu ler quando quisesse e tivesse vontade de relembrar ou até mesmo o própio Samuel se algum dia ele quiser.

E assim no dia 14 de outubro de 2010 eu resolvi fazer o blog. Fiquei a tarde inteira fazendo. Ele era bem simples (como ainda é). Mandei o link pra minha família e só. Depois fui descobrindo como colocar um gadget aqui e outro ali. E só muito tempo depois eu tive coragem de deixar um comentário no blog de alguém. Quando apareceu o primeiro comentário de alguém que não fosse minha família eu vibrei e quando apareceram novos seguidores também.

O Dias de Samuca é um blog modesto. Eu não dedico tanta atenção como talvez eu deveria, no começo eu escrevia todos os dias religiosamente, agora já não dá e escrevo quando posso. No entanto eu ainda vibro com cada nova visita, principalmente porque eu não tenho quase tempo (infelizmente) de cultivar como eu gostaria essas novas amizades. Mesmo assim me sinto parte de algo imenso e que mesmo aqui no meu cantinho, eu sei que se der um grito de socorro, mamães de todos os cantos aparecerão pra me socorrer. 

Eu nunca tive problemas com ninguém e nem tive trolls aqui no blog. Vantagem de ser desconhecido pode ser? Desde que eu comecei a usar a blogosfera materna, eu aprendi muito, descobri coisas que nem sabia que existia, revi conceitos e mudei de opinião sobre algumas coisas  e reforcei ainda mais minha idéia sobre outras. Adoro e admiro pessoas que realmente nem conheço, fico feliz quando nasce o filho de alguém e triste quando a outra está com problemas. A primeira coisa que faço diariamente é abrir meu blogroll. E o marido realmente acha que eu estou louca. Mas tadinho dele, ele não sabe como isso aqui é legal.

Pra terminar eu gostaria de aproveitar e deixar meu agradecimento  à todo mundo que vem aqui, quem comenta e também quem não. Um obrigada especial às meninas do Mamatraca e à todas as mamães da blgosfera materna que me ensinam e me ajudam tanto!

6 comentarios:

  1. Adorei conhecer a história do seu blog. E essa troca é tão boa... fala sério!? Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  2. Oi Paula. Muito legal compartilhar as experiências.
    Vou colocar seu blog no meu Facebook para divulgar às mães do mundo rsrs que problemas todas tem e podem resolver com calma e segurança.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Amiga, achei bem legal essa blogagem coletiva, pena que não participei, não deu tempo de postar! Mas enfim, a blogosfera materna também me ajudou e tem me ajudado muito, aprendi muita coisa por aqui, e conheci muita gente legal! Beeijos ;)

    ResponderEliminar
  4. Adorei! Se quiser ler a minha:http://www.alinedexheimer.com/meu-mundo-virtual.aspx
    Beijos,Aline

    ResponderEliminar
  5. Trocar experiências é muito bom né? Adorei o blog. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Oi flor, estou passando aqui pra deixar um beijo pra vcs e agradecer pelo carinho, realmente foi um susto o tombo da Kamila, mas graças a Deus não passou disso!

    ResponderEliminar