lunes, 3 de octubre de 2011

Blogagem Coletiva: Ética e Respeito na Blogosfera


Dias atrás recebi um convite da Ana (mãe mochileira, filho malinha) para participar dessa manifestação em pró da ética na blogosfera. Convite com causa tão boa não dá pra deixar passar.

Devo dizer que sou das poucas que nunca sofreu agressão. As poucas críticas que recebi foram de forma muito educada e construtivas tanto que me fizeram refletir sobre alguns posicionamentos.  Se fui copiada ou plagida eu nunca fiquei sabendo. Meu blog é pequeno, não é dos mais populares e  acredito que por isso não tenha sido alvo dessas pessoas. Prefiro assim. 

Por outro lado, eu sigo muita gente e leio muitos outros blogs e sempre me deparo com os comentários agressivos que algumas blogueiras recebem. Eu, como todas nós, fico com raiva porque me sinto agredida também, afinal poderia ter sido no meu cantinho. Oque para mim é inexplicável é como uma pessoa pode se dedicar a fazer isso. Perder o seu tempo comentando e infernizando a vida dos outros. Coisa mais sem sentido. 

Acho que o mais importante é a gente saber que temos como nos defender sim. E que eles, apesar de se esconderem detrás do anonimato não estão tão protegidos como pensam. A Mari deu várias dicas para se proteger.

Confesso que no comecinho do blog  eu já deixei vários recadinhos dizendo que passassem por aqui, também já comentei sem ter lido direito um texto por que bebe tava chamando ou porque tava fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Enfim, como tudo nessa vida fui aprendendo como  as coisas deveriam ser. 

 Se recebo mensagens retribuo a visita, comento (ás vezes não consigo) ou tento pelo menos, já conheci muitas mamães legais assim. Também acompanho e comento em muitos lugares e não recebo visitas aqui e não acho que ninguém tem essa obrigação. É como a amizade. Ás vezes a química rola e outras vezes não. 

Para mim o  mais importante, assim como em qualquer meio social em que convivemos é o respeito. Eu respeito o seu cantinho e você respeita o meu. Eu respeito a sua opinião e espero que respeitem a minha mesmo quando não concordam.  Quando eu não gosto ou não concordo eu geralmente fecho a  página e pronto. Se é pra alimentar uma discussão sadia ainda vale a pena, mas caso contrário nem perco o meu tempo.

Escolhemos nos expôr, quando resolvemos dividir nossas vidas no blog. Mas nem por isso somos obrigados a aceitar agressões e falta de respeito. Aqui valem duas máximas da vida: Os incomodados que se mudem.  E a frase da minha vida: Não  faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você! 

Em outras palavras: não curtiu? não volte, nem perca seu tempo e  nem nos faça perder o nosso. Curtiu? seja bem-vindo!

 

 

4 comentarios:

  1. Adorei Paula. Concordo e assino embaixo do seu texto... É isso mesmo!
    Como anda a vida? Anda sumida? Está trabalhando muito? Espero que esteja tudo bem por aí. Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  2. Essa cobrança tb é muito chata, até na vida real! As coisas deveriam fluir naturalemente. Vc bem colocou!

    Bjkas!

    ResponderEliminar
  3. Oi PAulinha!! adorei a postagem..vc foi super sincera ao admitir que ja cometeu algumas coisas no inicio de seu blog,coisa natural!Porem o mais importante,vc aprendeu e hj em dia continua blogando e sobretudo,respeitando os demais!!!E isso é o que importa..errar td mundo erra, o importante é reconhecer!!!
    E exatamente como vc cita e a MAri comentou aqui:as coisas rolam naturalmente..n precisa ficar fornçando a barra p as pessoas visitarem,ate pq cada um tem seu dia a dia e seu estilo de vida!!Eu mal tenho tempo para navegar na net e visito os blogs bem menos que gostaria,mas se visito ,leio..comentar sem ter lido é o fim!!otimo post!
    beijos e otima semana!!

    ResponderEliminar
  4. Também penso assim. Se gostou, teve empatia, fique.
    Se não, procure outros caminhos.
    Beijos.

    ResponderEliminar