lunes, 23 de enero de 2012

O (não) Desfralde


O Samuel já está pertinho dos 2 anos e meio, e sendo o único fraldado entre todos os bebês da família de idade parecida a dele, temos tido que escutar o tão conhecido exército dos palpiteiros de plantão sobre ele estar já muito velho para ainda estar usando fraldas. (Qualquer semelhança com a vida de alguém certamente não é mera coincidência)

A questão é que ele não apresenta quase nenhum sinal de que está pronto para ser desfraldado. Não tem interesse, não avisa (mais porque ele falou por um tempo) que fez nada e mesmo que eu esteja vendo que ele está fazendo e pergunte ele ainda nega fervorosamente ter feito alguma coisa. 

Já há alguns meses que eu venho falando sobre isso com ele, mostrando que as pessoas fazem xixi no banheiro. Falando sobre os amiguinhos mais velhos que ele ama que não usam fralda e ele ignora ou muda de assunto completamente.

A moça que cuida dele enquanto eu trabalho tem mais 3 filhos e foi quem começou a querer desfraldar o meu. No começo ele até gostava da brincadeira e eu não me importava. No entanto de umas semanas pra cá ele passou a não querer de jeito nenhum. Antes ele até avisava quando tinha feito, agora ele pode estar escorrendo que ele não quer tirar a fralda de jeito nenhum, é uma briga imensa só pra trocar. Eu confio nela e sei que ele não gritou com ele e nem nada que o tenha deixado assim. Só posso concluir que é a forma dele dizer que não quer, que não está preparado.

Eu, desde algum tempo atrás decidi que eu iria esperar o momento dele, mas de vez em quando fico meio naquela dúvida se eu não deveria pressionar ele mais. Sei que deve ser constante e confesso que ainda não pegamos firme como realmente deveria ser. Pra falar a verdade, eu não sei se EUestou preparada para esse processo também não. 

O que sei dizer é que pela quantidade de fraldas e lencinhos úmidos que estamos gastando semanalmente e obviamente de acordo com a opinião de todos os  palpiteiros, tudo indica que já passamos da hora de entrar de vez no processo. Mas o Samuel...ah ele tenho certeza que não quer saber disso nem um pouquinho. Será que o jeito é mesmo esperar?

*imagem daqui

5 comentarios:

  1. Paula,
    Que difícil... acho que não tem a idade certa. Tem sim um período no qual precisamos ficar mais atentas a esse processo todo. O Felipe foi com 2 anos e meio, mas conheço crianças que foram com quase 3 anos. Tarde? Não sei, pois depende muito!
    Se eu fosse você daria um tempinho para ele. Dá uma tranqüilizada e não comenta nada por um tempo, talvez 2 semanas, três.. Vai sentindo como ele reage.
    E qualquer coisa estamos aqui. Vamos conversando mais a respeito.
    Um grande beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Amiga, saudade de passar por aqui! Olha, eu acho que cada criança tem seu tempo. Palpiteiros sempre vão existir, mas VOCÊ conhece seu filho melhor que ninguém e se está vendo que ele não está preparado, é melhor não forçar. Continue conversando, explicando, mostrando. Com a Kamila foi bem fácil o desfralde, ela acordou, eu tirei a fralda da noite e falei que naquele dia ela não usaria mais fralda, e que quando quisesse fazer alguma coisa deveria ir ao troninho. Claro que nos primeiros dias aconteceram alguns xixi no chão. Eu não brigava, apenas explicava de novo, e limpava o xixi com ela ao meu lado, em menos de 10 dias não estava usando fralda nem pra dormir! Na base da conversa e muita explicação aos poucos ele vai entender. Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Amiga, obrigada pelo carinho! Tenham um lindo final de semana, beijos

    ResponderEliminar
  4. Oiiii
    estou te presenteando com um selinho! uma forma de carinho..
    Gosto do seu blog e sempre estou aqui lendo!
    Então uma das minhas 5 escolhidas!!! advinha?
    Você

    beijos
    www.sublimeamordemae.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Paula, sabe que o Otto desfraldou super "tarde" também? Comecei o processo basicamente com a idade do Samuca e foi até pertinho dos 3. Sim, as crianças devem estar preparadas. Muita gente tem muito conselho pra dor, mas só a mãe sabe o momento certo de agir.
    Confie em vc. =)

    beijo

    ResponderEliminar