jueves, 12 de enero de 2012

Medo do Escuro

Daqui

 Inauguramos o ano com novidades: Medo do escuro. Depois de uma leve temporada de calmaria, noites tranquilas e uma mãe com a leve certeza de que o pior tinha passado, mais uma vez constatei o óbvio da maternidade: nada dura muito tempo e tudo é fase.

Já faz algum tempo que o Samuel aprendeu a palavra susto. Quando estamos brincando de esconde-esconde ou alguma coisa do tipo e ele leva um susto, ele já sabe que isso se chama assim. Na maioria das vezes o susto gera uma grande gargalhada, outras poucas vezes o levou à lágrimas. 

Eis que semanas atrás ele começou a associar a palavra susto ou em samuelês "tutu" ao medo, brincando ele vinha correndo e fazia que estava tremendo e falava "tutu". Até então era sempre brincando. 

Semana passada ele assistiu Monsters Inc. de novo, ele já tinha assistido mas há algum tempo atrás e nunca causou nenhum problema, aliás ele morria de rir e ainda morre de rir quando assiste. Mas dessa vez, já maiorzinho, acho que ele passou a entender mais. Resultado: medo! (Obrigada Pixar!) 

Semana passada ele acordou chorando, quando eu acordei ele já estava aos berros de pé no bercinho gritando "Tutu mamãeim!" Eu pensei que ele tinha tido um pesadelo ou se assustado com alguma coisa e só acalmei ele. Alguns dias depois, enquanto eu brincava com ele no quarto ele apontou para um canto determinado perto da caminha dele e falava "Graaaaauuuu, Tutu mamãeim!"  Ora, Grraauuu isso só pode ser monstro e foi aí que pensei que tinha sido por causa do tal filme.

Pausa:Também pensei que se ele tivesse vendo alguém lá naquele canto pra me avisar logo porque eu ia sair correndo. Eu posso encarar muitas coisas pelo meu pequeno, noites sem dormir infinitas mas "I see dead people" definitivamente não é comigo. M-E.-D-O.  Por isso repitam comigo foi o filme, O FILME. Despausa

E na noite passada numa das nossas batalhas de "já é hora de dormir" e "noooooo" eu apaguei todas as luzes e ele entrou em panico com todas as sombras que as luzinhas da tv e do telefone faziam na parede. Ele gritava  e chorava "TUTU Mamãeim". Eu tentei mostrar pra ele que era a sombra e fiz bichinhos com a minha mão e tudo o mais. Mas quando eu levantei pra pegar ele que estava chorando na porta e ele viu a minha sombra na parede, soltou o mais sincero e assustador "AAAAAHHHH" e não se acalmou  até entender e aceitar que era a minha sombra.

Depois disso eu conversei com ele e expliquei. Ele ficou no meu colo, abraçando forte, até que dormiu. E eu fiquei me lembrando de como eu fui medrosa também e como eu entendo exatamente o que ele sente.  Dormi com o abajur ligado até uns 12 anos e dei muito trabalho pros meus pais. Só não tinha idéia que isso poderia se manifestar tão cedo. 

Entre as possíveis medidas de contenção estamos pensando em brincar com ele no escuro com uma lanterna e fazer animaizinhos na sombra e mostrar pra ele que não há nada de mais, quem sabe colocar uma dessas luzinhas de parede que ele tem, mas eu nunca usei,  já que sempre preferimos colocar ele para dormir no escuro. E definitivamente não ver mais Monster Inc. 

Alguma outra sugestão?

1 comentario:

  1. Querida, adorei o blog!
    Não precisar ser mãe para apreciar a beleza da maternidade, nem deixar de perceber os momentos especiais que voce vive com seu filho, que de fato são únicos.
    Minha sugestão é analisar o que lhe causava tanto medo, já que você sentiu o mesmo que o Samuca! Tenta lembrar do que te fazia sentir melhor, ou o que gerava todo este medo.
    Cortar televisão seria legal, o difícil é deixar o suporte que por alguns minutos ela proporciona.
    Outra coisa também é mostrar as sombras que se formam quando ainda está claro. De dia, tudo fica mais aceitável.
    Boa sorte querida! E espero ler mais textos aqui!

    ResponderEliminar