jueves, 27 de octubre de 2011

Primeiras vezes

Desde que o Samuel nasceu eu estive presente em cada momento da vida dele. A primeira vez que ele sorriu, que ele comeu, que ele virou (bom eu vi depois que ele tinha virado mas ainda conta) a primeira vez que ele engatinhou, ficou de pé, tudo, tudo o que ele já fez eu fui testemunha.

Um dos privilégios da maternidade é a gente poder acompanhar cada coisinha nova que eles fazem. Principalmente aquelas conquistas que nem lembramos das nossas próprias vidas. E eu como mae do pequeno achei que ia  estar presente em cada uma dessas coisas, o primeiro dia de escola, a primeira ida a praia, ao cinema, primeiro beijo amor, e todos os primeiros que ele me permitisse. 

Acontece que o que planejamos nem sempre é o que acontece. E dia desses ele teve mais uma estréia e eu, por conta do trabalho, perdi essa experiencia. O Samuel foi pela primeira vez na sua vidinha ao parque de diversoes!!! O papai e o padrinho levaram os meninos para um dia no parque e eles amaram.

Papai falou que o Samuel corajoso e intrépido como é, adorou todas as aventuras. Encarou até a roda gigante que o papai ficou lá imóvel  e estático enquanto o filhote gritava emocionado. E eu? Fiquei perguntando e perguntando todos os mínimos detalhes sobre o passeio mas como dependia de homens para isso, eles só me disseram que foi tudo bem.

Me restou ver as fotos e tentar imaginar como foi. E imaginar como serao todas as novidades da vida dele que eu nao poderei acompanhar...

 

martes, 18 de octubre de 2011

E quem não adora viajar???


Aproveitando que ontem foi feriado aqui nessa terra eu fui fazer uma visitinha básica  lá pros lados de Cingapura e Barcelona e fui contar um pouquinha mais sobre a Costa Rica porque afinal, nós mamães adoramos viajar!!!! Ficou curioso? Vai lá no MMQD!!!

lunes, 17 de octubre de 2011

Mãos ao alto!!!


O Samuel A-M-A figuras de ação, ele troca qualquer carrinho por um bonequinho desses. Sua paixão pelo Spiderman é conhecida então sempre que alguém quer agradar logo lhe dá um de presente. Ele tem pretos, originais, grandes, pequenos, de boa qualidade, porcaria, mas também tem outros personagens que ele gosta muito como o Ironman e a tartaruga ninja, ambos heranças que foram roubadas por ele doadas por amiguinhos.

Mas se vocês repararem bem o fato de eles serem pseudo-super-heróis que aparecem o tempo todo na TV, que incitem as brincadeiras de luta e provavelmente não recomendados para a idade dele(O playmobil é o único que se salva no meio), não é a unica semelhança entre eles. Todos os bonequinhos aqui em casa estão sempre assim, como se tivessem torcendo no estádio numa ola sem fim.

Ah, mas qual é a razão para que esses coitados estejam condenados a ficar assim, eternamente em posição de assalto em filmes e desenhos antigos? Ora, é muito simples! Eles estão voando!! Sim voando o tempo todo. E todo mundo sabe que quando a gente voa coloca os bracinhos pra cima.

A coisa é tão séria que eu andei tendo que colar com superbonder uns coitados que já estavam cansados de ficar com o braço prá cima. Isso porque cada vez que o menino arrumava o bravo na posição correta e o braço caia de volta ele já logo tinha um xilique. Algumas vezes presenciei alguns bonecos que realmente voaram por causa disso.

Poder levantar os braços é requisito indispensável pra entrar na lista dos brinquedos favoritos. Razão pela qual um Buzz Lightyear meio piratão que a vó conseguiu pra ele e que não levanta os braços não está na turma dos mais populares mesmo sendo um personagem amado por ele. Ela já está providenciando um original para o Natal. 

Certo dia brincando comigo e com o papai. Ele me deu o Ironman e o Spiderman para que o papai brincasse. Todos estamos voando, felizes dizendo: "Wohoooo e Vamos amigos!! " ( porque é a única coisa que eu consigo pensar que não tenha a ver com matar ou destruir algum inimigo) Quando o Samuel para a brincadeira, pega o Spiderman das mãos do seu pai e arruma as mãos que estavam para baixo ao mesmo tempo que solta: "Aaah, papai!!!" Com um ar de indignação como quem quer dizer que ele tem que explicar tudo e que o pai não sabe brincar. Afinal como o papai podia ousar ser tão descuidado.

Eu só digo que enquanto ele não insistir que eu ande com os meus braços pra cima também, azar dos coitadinhos que não podem relaxar nem quando ele está dormindo!



viernes, 14 de octubre de 2011

É tanto....

Depois de tanto tempo sumida e sem postar, é tanta coisa nova que tenho pra relatar que eu nem sei por onde começo.

O Samuca anda cada vez mais falante, mas continua usando a versão "samuelística" das palavras. Tem "ananha" que obviamente é uma aranha (ou formigas também) ou o seu amado homem-aranha. Tem "taia" que serve pra tudo que ele não sabe o nome e também bolacha (sim, porque paulistano que se preze fala bolacha) e ele tem uma palavra muito engraçada pra laranja que é a sua fruta preferida de todos os tempos, mas que mãe não consegue reproduzir.

O grande barato é que agora ele está arrasando no português. Mamá e papá que ele falava viraram "Mamã-i" e "papa-i" o i é bem forte e marcado. O legal é que todas as palavras normais passaram a ter i assim  "Coco" (suco) passou a ser "cocoi" e sapato que era "cacá" passou a ser "cacai". Ora faz sentido! Mas eu tenho corrigido e ontem ele até disse "papato". 

Fala "pê" para peixe. E "tê" pra vem. E quando tá bravo sai logo dando bronca em todo mundo. Coisa que temos trabalhado fortemente pra que entenda que é feio e não se faz, mas ainda sem muito resultado. Ele solta um "hunf" bravo e ainda aponta o dedinho acusador. Também anda achando que pode bater em todo mundo e isso também tem sido explicado, discutido e trabalhado diariamente aqui, sem resultados até agora.

Por falar nisso ele anda genioso e cheio de vontades como nunca. A roupa tem que ser aprovada por ele senão ele arranca. Algumas vezes eu insisto, outras eu só pego a roupa e ponho nele. Mas a maior briga é com os pijamas, ele só quer um único e toda noite a gente tem uma batalha aqui em casa. Além da normal que é pra ele dormir.

Os sapatos também estão  sendo motivos de briga. Ele só quer colocar um cinza que tem. Nem o do spiderman com luzinha que pisca não tem tido vez. Ah ele também quer colocar um sapato que é super grande e fica parecendo um palhacinho. O problema é quando ele quer colocar esse e o outro juntos. Aí, sai de perto.

Andou flertando com o desfralde na casa da prima que cuida dele, mas não gostou muito da idéia não. Mas já comprei umas cuequinhas. Falta o penico....

E a última novidade do momento é que o Samuel abandonou as escola. Pelo menos por enquanto. Infelizmente, eu não tava conseguindo levá-lo e buscá-lo com esses meus horários loucos e ele estava ficando na casa das vós ou da prima. Aí  eu tava pagando escola pra nada. Então decidimos que no resta do ano e até eu conseguir um emprego normal ele vai ficar com a prima e os filhinhos dela. Também não tava muito satisfeita com a escola mas isso fica pra outro dia.

E por último, antes quando tava contrariado com a vida falava "Ah mããã!" agora solta logo um estridente e miado " Mããããiiiii". Acho que eu preferia o primeiro. Esse me  faz sentir muito perto da adolescência e com esse gêniozinho.....Oh o que me espera!!!

Ele a la Punky Brewster *


 
* quem é dos anos 80 vai lembrar.


viernes, 7 de octubre de 2011

Dá pra morrer de culpa?

Tudo começou com um joguinho meia-boca entre a seleção do Brasil e a da Costa Rica que eu queria ver. Nem sou tão fanática por futebol assim mas como era o Brasil eu queria muito ver o jogo tomando uma cervejinha com os amigos, rindo, falando besteira e bem se fosse possível não ser mãe naquele momento.

Como minha mãe trabalha de sábados, a única opção era a sogra. Sabe, não é por nada, mas não curto deixar o Samuel com ela. Ela não tem lá muita iniciativa e não sabe muito bem o que fazer. Quando ele fica com a minha mãe eu fico completamente despreocupada. Mas quando deixo com ela fico sempre encanada de que ela não saiba como agir dependendo do caso.

Já rolaram várias discussões aqui em casa por conta disso. E dá última vez marido disse "quero que você entenda que não é só com a sua mãe que ele fica bem cuidado" Entendo o lado dele, obviamente. Mas eu juro que não é implicancia de graça. Já vi várias coisas que eu sei que foi por descuido. ELe já voltou de lá muito assado porque não trocaram a fralda dele. Ele come vários pacotes de bolacha recheada (aquela que dizem que é a melhor amiga do leite) e sempre volta com disenteria negra por conta da tal bolacha. Que eu nem dou, aliás nem compro porque eu mesma fico meio ruim. E nunca dorme quando vem pra casa porque eles deixam ele tirar a soneca as 6 da tarde. Entre outras coisas.

Por outro lado, sei que ela não faz por mal, simplesmente porque ela não ve as coisas como eu vejo. Enfim, toda vez que deixo ele lá deixo tudo o que eu prefiro que de para ele. Dou mil instruções para que não reste dúvida e ainda assim sei que eles fazem meio o que acham que devem.

Pois hoje quando peguei as coisas dele da mochila vi que ela tinha dado Coca-cola pro meu filho. Ainda estava no copinho- Sim, co-ca. A coisa que eu mais abomino e sou contra. E oque mais me deixa brava é que todo mundo sabe que eu não dou refrigerante para o Samuel. Já tivemos várias cenas sobre isso quando estamos reunidos porque o marido acha que não é lá grandes coisas.

Agora além de raiva eu to me sentindo péssima comigo mesma. Porque eu quis sair. Se tivesse ficado em casa cuidando do meu filho isso não teria acontecido. Sei que tenho direito de sair também e tudo isso. Mas ao parecer se quero que meu filho esteja bem e cuidado como eu gostaria e confio o jeito é não sair mesmo.

A minha vontade é de nunca mais deixar o menino com ela. Mas sei que isso geraria muitos problemas. Com certeza vou evitar ao máximo. Mas no fundo a culpa é minha e só minha. Quem mandou não falar nada? Quem mandou confiar? Quem mandou sair? Se não morrer de culpa, certeza que de arrependimento será!   


miércoles, 5 de octubre de 2011

Cenas da tragicomédia das nossas vidas

Atenção: Se você tem o estômago fraco e/ou está na dúvida se quer ser mãe é melhor ter cuidado ao ler esse post.

E aí que ontem a noite o meu querido Samuel, coisa mal-humorada da mamãe (juro, ele tá mais azedo do que limão, mas isso é assunto para outro post) resolveu que ele ia fazer o possível para que eu aproveitasse cada minuto desse dia. Portanto, ele resolveu que não ia dormir.

Além disso também resolveu arrancar o pijama e que ele ia colocar outra roupa escolhida por ele. Vamos lá para a batalha número 548452 do dia e explicar pra ele que a roupa que ele queria não ia ficar muito bem na noite fresquinha e chuvosa que estava fazendo. Depois de muito argumento da minha parte e gritos e choro da parte dele conseguimos entrar num acordo com uma blusa já muito pequena e uma calça um pouco grande.

Como ele estava vestidinho para sair ele veio reclamar do meu pijama. Queria que eu colocasse uma blusa que ele dizia que era do "Gol nenê" mas que realmente era um sapo. Foi buscar uma calça no meu guarda-roupa e  fazer escandalo passadas as 11:30 da noite porque eu não queria seguir seu conselho de moda.

Deixei bem claro que eu ia ficar com o meu pijama e que eu ia dormir e ele também. Ao que ele me disse gritando que não. Foi pra sala. Sentindo que o jantar e o meu estômago  estavam tendo um pequeno desentendimento também, eu vou ao banheiro. Vomito. Saio do banheiro e já é meia-noite e dois. 

O Samuel, completamente insone, corre pela casa, me puxa para eu brincar com ele. Reclama quando eu não brinco como ele quer que eu brinque. E pede leite ou suco, ou água ou comida, ou qualquer coisa com tanto que eu tenha que me levantar. A última vez que olhei no relógio eram duas horas. Ás três finalmente ele dorme. Levanto e coloco ele na sua cama. Durmo.

Dez para as 8 ele acorda, já gritando, já azedo. E molhado( isso porque troquei a fralda dele à meia noite) Mas ele não quer tirar a roupa. Começamos a briga logo cedo. Consigo trocar a fralda  e a calça molhada. Ele fica com a blusa. 

Depois  de muita briga tomamos o café e depois do café ele decide me dar um presente especial. Me avisa que fez cocô e eu muito orgulhosa digo para ele esperar que vou pegar os lencinhos, vejo que ele já está arrancando a roupa. Outra vez, aviso para ele me esperar porque ele está sujo. Vejo  a possibilidade de uma tragédia iminente mas penso que vai dar tempo afinal ele nunca conseguiu tirar a fralda. Mas obviamente o que deu mesmo foi merda! Sim. Por toda a minha cama e pelo corpo dele. Direto para o banho e edredom direto para a lavadora. ( que bom que eu já tinha arrumado a cama!)

No meio da confusão toda, dois telefonemas. E foi aí que eu me lembrei que era meu aniversário. TODOS CHORA, digo, COMEMORA!!!  E isso foi só o que aconteceu desde a meia-noite até as 10 da manhã. Tô até com medo do que virá até o fim do dia. Esse é mais um episódio da série: Rir pra não chorar!!! E o texto sem imagens para poupar os leitores ;)

lunes, 3 de octubre de 2011

Blogagem Coletiva: Ética e Respeito na Blogosfera


Dias atrás recebi um convite da Ana (mãe mochileira, filho malinha) para participar dessa manifestação em pró da ética na blogosfera. Convite com causa tão boa não dá pra deixar passar.

Devo dizer que sou das poucas que nunca sofreu agressão. As poucas críticas que recebi foram de forma muito educada e construtivas tanto que me fizeram refletir sobre alguns posicionamentos.  Se fui copiada ou plagida eu nunca fiquei sabendo. Meu blog é pequeno, não é dos mais populares e  acredito que por isso não tenha sido alvo dessas pessoas. Prefiro assim. 

Por outro lado, eu sigo muita gente e leio muitos outros blogs e sempre me deparo com os comentários agressivos que algumas blogueiras recebem. Eu, como todas nós, fico com raiva porque me sinto agredida também, afinal poderia ter sido no meu cantinho. Oque para mim é inexplicável é como uma pessoa pode se dedicar a fazer isso. Perder o seu tempo comentando e infernizando a vida dos outros. Coisa mais sem sentido. 

Acho que o mais importante é a gente saber que temos como nos defender sim. E que eles, apesar de se esconderem detrás do anonimato não estão tão protegidos como pensam. A Mari deu várias dicas para se proteger.

Confesso que no comecinho do blog  eu já deixei vários recadinhos dizendo que passassem por aqui, também já comentei sem ter lido direito um texto por que bebe tava chamando ou porque tava fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Enfim, como tudo nessa vida fui aprendendo como  as coisas deveriam ser. 

 Se recebo mensagens retribuo a visita, comento (ás vezes não consigo) ou tento pelo menos, já conheci muitas mamães legais assim. Também acompanho e comento em muitos lugares e não recebo visitas aqui e não acho que ninguém tem essa obrigação. É como a amizade. Ás vezes a química rola e outras vezes não. 

Para mim o  mais importante, assim como em qualquer meio social em que convivemos é o respeito. Eu respeito o seu cantinho e você respeita o meu. Eu respeito a sua opinião e espero que respeitem a minha mesmo quando não concordam.  Quando eu não gosto ou não concordo eu geralmente fecho a  página e pronto. Se é pra alimentar uma discussão sadia ainda vale a pena, mas caso contrário nem perco o meu tempo.

Escolhemos nos expôr, quando resolvemos dividir nossas vidas no blog. Mas nem por isso somos obrigados a aceitar agressões e falta de respeito. Aqui valem duas máximas da vida: Os incomodados que se mudem.  E a frase da minha vida: Não  faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você! 

Em outras palavras: não curtiu? não volte, nem perca seu tempo e  nem nos faça perder o nosso. Curtiu? seja bem-vindo!